terça-feira, 3 de abril de 2012

Da Tribuna da Câmara Ferreirinha fala sobre o esvaziamento econômico de Nova Iguaçu

Na sessão plenária de hoje, na Câmara Municipal, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), discorreu sobre um assunto bastante preocupante para Nova Iguaçu: o esvaziamento econômico. 

Pólo I: metade das lojas fechadas. Prejuízo para a economia local
Segundo o vereador, a letargia administrativa que tomou conta da cidade, os problemas relacionados à segurança pública e o caos da ordem urbana, tem contribuído para que bares e restaurantes tenham menos consumidores. "Esta situação começa a ficar visível. É só sair a noite e verificar que vários empreendimentos comerciais, sobretudo bares e restaurantes, estão fechando ou trabalhando com dificuldades", comenta Ferreirinha que é presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Legislativa.

O Pólo Gastronômico I, está com a metade das lojas fechadas. O Pólo II, com restaurantes e bares que não ficam devendo em nada aos da Zona Sul ou Barra, tem a frequência reduzida, embora pratiquem bons preços e tenham acomodações excelentes. O Botequim Iguaçu, também na Via Light, o Gregos (ex-Papo Fiado e Opera Mundi), o Pit Point, entre vários outros estão sofrendo com o esvaziamento.

Pólo II: bares e restaurantes que mudaram a cara da cidade
Pólo II: excelentes restaurantes, bons preços e conforto
Ferreirinha cita novamente a falta que faz uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Serviços para ajudar a cidade a fortalecer e ampliar a sua principal vocação: o setor comercial e de serviços. "É uma pena ver a nossa 'galinha dos ovos de ouro' jogada num canto, é um grande desperdício, com consequências dramáticas", salienta.

"Não é só o setor privado que colhe os prejuízos desta situação. Toda a cidade sai perdendo. São menos empregos, menos circulação de renda, menos impostos arrecadados, menos investimentos em políticas públicas", complementa o vereador.

A Comissão de Indústria e Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara está dialogando com as instituições comerciais: Acini, CDL-NI, Sincovani e outros segmentos a fim de fazer um grande debate sobre este tema e encontrar caminhos para que Nova Iguaçu recupere sua capacidade de atração e se fortalece ainda mais com o principal pólo comercial da Baixada.



Um comentário:

  1. cmpanheiro o esvaziamento dos sentros comecias e puramento devido os preços que são muito alto se os comerciantes abrice não das mrgens de lucro os preços baixaria muito

    ResponderExcluir