sábado, 31 de março de 2012

Protesto: Caminhada em memória das vítimas da Chacina da Baixada

Hoje, dia 31 de março, completa sete anos da Chacina da Baixada que ceifou a vida de 29 pessoas. Para não perdermos a história e a memória, acontecerá uma manifestação, uma caminhada, convocada pelos familiares e amigos das vítimas, por pessoas indignadas, que clamam por justiça e que não aceitam que episódios como este fiquem impunes e voltem a acontecer na Baixada ou em qualquer outro lugar. O manifesto é em favor da vida, da dignidade humana, do respeito aos valores humanos.
Veja abaixo a programação:
16 horas – Concentração da caminha na Via Dutra, na altura do número 15.380 (após o viaduto do Bairro Explanada – em Frente a Bezouro Veículos);
16h30 – Início da caminhada com paradas nos locais onde as pessoas foram assassinadas nos bairros da Posse e Cerâmica, em Nova Iguaçu.
14 abril | sábado | Nova Iguaçu | Ato sociocultural e caminhada
09 horas – Ato sociocultural de lançamento do ‘Espaço de Cultura de Direitos’, com
- Atendimento gratuito de assistência jurídica, psicológico e social;
- Grafitagem da sede da Associação de Moradores do Bairro Cerâmica 2;
- Apresentação de vídeos do Cine + ComCausa – com o documentário ‘Luto Como Mãe’ (com participação de Luciene Silva, mãe de Raphael), com exposição de depoimentos dos moradores do bairro e curtas;
- Plantio de 29 mudas no canteiro da Associação de Moradores do Bairro Cerâmica 2;
- Café no Ponto com anúncio das atividades disponibilizadas no ‘Espaço de Cultura de Direitos’ (ECD) da – Associação de Moradores do Bairro Cerâmica 2 (AMBC 2).
Chacina da Baixada
Na noite seguinte, 31 de março de 2005, policiais iniciaram uma seqüência de mortes em Nova Iguaçu e terminaram no município de Queimados. O resultado foi 29 mortos, sendo, oito crianças. É maior chacina registrada no estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal Comcausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário