sábado, 10 de março de 2012

Pais e alunos da E.E. Rio D'Ouro não desistem da luta, se unem e decidem ocupar a escola e acampar no Palácio Guanabara

O drama de pais e estudantes do bairro Rio D'Ouro, em Nova Iguaçu ainda está sem solução, muito embora o problema já tenha chegado ao conhecimento do Palácio Guanabara. No dia 28 de fevereiro os vereadores Ferreirinha (PT) e Fernando Cid (PCdoB), tiveram uma audiência com o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e entregaram um dossiê relatando o grave problema de Rio D'Ouro. O relatório chegou no mesmo dia às mãos do secretário estadual de Educação Wilson Risolia que até o momento não se manifestou.

Na manhã desta sexta-feira, os dois vereadores foram à Rio D'Ouro e juntamente com representantes do Conselho Tutelar, se reuniram com a comunidade. Segundo levantamento, grande parte dos alunos estão fora da sala de aula. Os que foram transferidos para escolas em Japeri e Queimados não estão frequentando regularmente as aulas devido as inúmeras dificuldades: andar muito tempo a pé debaixo de sol (cerca de 5 a 6 km), falta de transporte, receio de ir sozinho para outro município (crianças de 9, 10, 11 anos), dificuldades financeiras, etc.

Na reunião os moradores aprovaram por unanimidade três medidas: a) Ir em caravana ao Palácio Guanabara relatar o problema ao governador Sergio Cabral;  b) Ocupar a escola para que as crianças tenham aula de reforço escolar com  professores voluntários; e c) Representação do Conselho Tutelar junto ao Ministério Público da Infância e Juventude.

Após a reunião, Ferreirinha e Fernando Cid foram à Queimados e se reuniram com o secretário de Educação Carlos Villela, agendando uma reunião com o prefeito Max Lemos na próxima terça-feira para pedir seu apoio a esta luta. O mesmo será feito com o prefeito Timor de Japeri.

É a chamada 'Batalha de Rio D'Ouro' minha gente. Vamos lá. Lutar sempre. Desistir nunca!













6 comentários:

  1. Isso aí Ferreirinha e comunidade do Rio D'Ouro não desistam!Seus filhos merecem uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PERTO DE CASA.

    ResponderExcluir
  2. Vamos mostrar que o POVO tem voz! Rumo ao Palácio Guanabara....Não podemos aceitar que a EDUCAÇÃO seja usada como estratégia pulítica: querem municipalizar a escola só porque o prédioestá conservado, só que a Prefeitura de Japeri não cuida nem de suas escolas, principalmente a de Santo Antônio que é pequena e mau conservada.
    João Paulo

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa sugestão das AULAS DE REFORÇO, isso mesmo vamos invadir a escola e mostrar que o povo sabe seus direitos!!!
    Parabéns Ferreirinha e Cid por abraçarem essa causa.
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Acredito eu que todos estão lutando em direção contrária aos interesses dos ALUNOS, que são os maiores prejudicados.A não municipalização do Colégio, seria ótimo, se a escola tivesse o primário, uma vez que este alunos (primário)geralmente são todos muito pequenos. Como poderemos enviar nossos filhos a escola de Santo Antonio ou Santa Amélia?
    Santo Antônio esta super lotado, Santa Amélia se quer existe viabilidade no que diz a estrada e condução. Por outro lado, os alunos do ensino fundamental na maioria acima de 10 anos de idade, possui condições de se deslocar para Queimados, tendo como opção o colégio Roquete pinto ou o Luis Guimarães, utilizando para isso a FAZENI.
    Acredito que deve haver sim uma manifestação, não para se discutir se o colégio deve pertencer ao Município ou ao Estado e sim que se tenha no minimo o primário.

    Lembrando! Todos os alunos ao completarem o ensino fundamental, por uma questão de necessidade passava a estudar em Queimados, o que ocasionou em um costume local.Podendo com isso, ocasionar um esvaziamento total no colégio de Rio D'ouro caso o mesmo não venha a oferecer o Primário e se mantenha pelo Estado.

    Gente, vamos todos lutar a favor de um colégio forte, independente que seja de A ou de B. o que esta em jogo é o futuro de nossas crianças.

    Lirio Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o Sr. Lirio agora esteja muito SATISFEITO, pois a E.E. Rio D'Ouro foi municipalizada, e na reuniaõ com a presença da Secretaria de Educação de Japeri foi informado, pela secretária Roberta, aos pais que somente retornará a turma do 6º ano de escolaridade e que os alunos que estão em Santo Antônio NÃO serão transferidos para Rio Douro...ou seja... As crianças continuarão sendo prejudicadas!!!! Toda a manifestação contra a municipalização era justamente para que não acontecesse isso....sem contar que a Prefeitura não tem professores para dar aula em Rio DOuro e não poderá contratar novos, pois estamos em ano de eleição e a partir de abril está vetado novas contratações...Enfim tudo o que foi feito pela municipalização(abaixo assinado fraudulento e mentiroso,etc.) só servirá para gerar cabide de emprego para alguns.... e os Alunos perderão a oportunidade de continuar numa escola onde se tem uma equipe de profissionais comprometida com uma Educação de Qualidade!!! Infelizmente muitos serão prejudicados por conta da ganância de alguns..

      Excluir
  5. Sr Anonimo: O dia de hoje prepara o dia de amanhã… Hoje estamos em posição de prever e de calcular; amanhã sofreremos as consequências do nosso erro atual, ou recolheremos os frutos da nossa prudência de hoje.
    Não questionei se o colégio deveria pertencer a A ou B e sim um colégio forte e com ensino de qualidade. Hoje, com a municipalização, vários pais de alunos voltaram a poder contar com a E.M Rio D'ouro no crescimento educacional de seus filhos.
    Quanto a qualidade? Ainda não é o ideal! Hoje temos do sexto ao nono ano. Espero que em um pequeno período de tempo, possamos contar com o primário.
    Não estou aqui para questionar a forma de pensar de ninguém, até porque seria prepotência de minha parte transformar opinião pessoal em verdade absoluta.( embora esteja no anonimato, o que não é bom para que se consolide uma politica de qualidade perante a sociedade!)S/ rancor e uma excelente noite!

    ResponderExcluir