segunda-feira, 19 de março de 2012

Gestão pública: 83% dos municípios brasileiros tem baixa arrecadação e não se sustentam, diz estudo da Firjan

Calçadão de Nova Iguaçu: 200 mil pessoas por dia
Um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em 5.266 dos 5.565 municípios brasileiros revela que cerca de 83% não consegue se sustentar, pois só arrecada cerca de 20% da receita de seu orçamento.

A Firjan criou um Índice de Gestão Fiscal que mede cinco itens: capacidade que o município tem de arrecadar; gastos com pessoal; capacidade de fazer investimentos; custo da dívida (o peso do pagamento de juros e amortizações; e o uso de restos a pagar, ou seja, a capacidade de pagar dívidas do ano anterior.

O estudo revela que grande parte do problema está na incapacidade dos municípios enxergar suas potencialidades e estimular as economias locais e o desenvolvimento regional de forma integrada. Isso significa dizer, por exemplo, que Nova Iguaçu tem que explorar mais sua principal vocação: comércio e serviços. Investir no treinamento dos servidores e informatizar todo sistema de arrecadação e controle, também está entre as medidas citadas pelo estudo e especialistas.

Não é por acaso que a Frente Nacional de Prefeitos irá realizar nos próximos dias 27, 28 e 29/03, em Brasília-DF, o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para os temas: l. Dinamização da economia local e oportunidade para pequenos negócios; 2. A gestão pública aliada ao empreendedorismo; 3.Qualidade ambiental urbana e desenvolvimento sustentável; 4.Inclusão produtiva e a geração de emprego e renda.

Para saber mais, clique: www.fnp.org.br

2 comentários:

  1. O município de Nova Iguaçu ocupa o 2856º lugar no Ranking Nacional, a 72º posição do Estado do Rio, sendo o ÚLTIMO da Baixada Fluminense!

    ResponderExcluir
  2. Hoje dia 19/03- DIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO!

    A riqueza não depende do dinheiro que você haja acumulado.
    Quem tem riquezas e não sabe ajudar o próximo é pobre;
    Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus é pobre;
    Quem não sabe dar de si mesmo uma palavra de conforto, um sorriso de encorajamento é pobre;
    Mas aquele que, mesmo pouco ou nada tendo, sabe doar-se em ajuda ao próximo, esse é rico, imensamente rico, igual SÃO JOSÉ!

    Sua amiga oculta.

    ResponderExcluir