quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Privatização x Concessão: excelente e esclarecedor artigo do senador Lindbergh Farias

A decisão da presidenta Dilma Rousseff de colocar em prática os serviços de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, visando modernizá-los em conjunto com a iniciativa privada, sem entretanto entregar patrimônios da nação a grupos econômicos, tem provocado a ira dos vendilhões da pátria de plantão. O PSDB e setores da imprensa tentam impingir ao governo Dilma e ao PT a pecha da privatização, mesmo sabendo que ela tem conceito e práticas diferentes da concessão.

O Jornal O Globo desta quarta-feira discute o tema: privatização x concessão. Na opinião deles, o PT privatiza. Na outra opinião, o artigo do senador Lindbergh Farias defende e esclarece a diferença entre os dois institutos,  e apresenta dados dos prejuízos que a nação sofreu com a entrega de patrimônios públicos a grupos privados a preço de banana, durante o governo FHC, como por exemplo a venda da Companhia Vale do Rio Doce.

"Comparar a recente concessão dos aeroportos às privatizações realizadas no governo do PSDB é um erro tão grande quanto confundir o aluguel de uma casa com a venda do mesmo imóvel. Na privatização, o bem é vendido em definitivo. Foi o que aconteceu com a Vale. Uma das maiores mineradoras do mundo foi alienada em 1997 por R$ 3,1 bi, menos que um quarto do lucro obtido pela companhia ao fim daquele ano.", diz a primeira parte o artigo.

Vale a pena dar uma lida. Parabéns Lindbergh!



Um comentário:

  1. Porque quando o Lula assumiu, o negócio não foi desfeito.
    A Concessão e privatização. Sim. Quando ele Lindberg Farias, falara pela cidade de Nova Iguaçu. Cidade que ele deixou a minga. A atual administração está passando o pires. Veja o que está inscrito nas novas lixeiras azuis. Elas, são doação.

    ResponderExcluir