sábado, 4 de fevereiro de 2012

Moradores de Rio D'Ouro se organizam e não aceitam fim do Ensino Fundamental em escola da região














O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), passou a manhã desta sexta-feira reunido com os moradores do bairro Rio D'Ouro. O encontro foi motivado pelo desespero dos pais e alunos atingidos com a dura medida da secretaria estadual de Educação em acabar com o ensino fundamental (antigo primário e ginasial) na Escola Estadual Rio D'Ouro.

Como não existe escola municipal nas proximidades, os pais tem que procurar vagas para seus filhos em Japeri e Queimados. As escolas municipais mais próximas ficam nos bairros Santo Antônio (Japeri) e Adrianópolis (Nova Iguaçu), onde só tem o primeiro segmento (antigo primário) e a estrutura predial é muito inferior ao da E.E. Rio D'Ouro, que tem salas amplas e arejadas, laboratório de informática, biblioteca, animadores culturais, ar condicionado, quadra poliesportiva, próxima de suas residências, além de uma comunidade completamente integrada à vida da escola. Os moradores estão revoltados com a medida e não aceitam a mudança. 

"Minha filha tem 11 anos de idade. O colégio que eles ofereceram para ela estudar foi o estadual Roquete Pinto, em Queimados, onde as aulas começam às 13h. Aqui a estrada é péssima, o transporte é horrível, só tem condução de hora em hora. O ônibus passa aqui às 11:30h, chega em Queimados por volta de 12:10h. Uma menina dessa idade vai ficar quase uma hora 'zanzando' em Queimados até a hora da aula. Na volta, a mesma coisa. Ela sai as 17:30h, mas só tem ônibus para Rio D'Ouro às 18:30h. Como vou deixar uma criança dessa idade pegar um ônibus lotado, ir para outro município sozinha. Isso tá errado!", relatou uma mãe, completamente indignada.

 "A única coisa que a gente tem aqui, que a gente gosta, é essa escola. Não podem tirar isso de nós", disse dona Neuza, muito emocionada.

Ferreirinha, acompanhado do senhor Alex, um dos pais, visitou as escolas municipais da região (Santo Antônio e Adrianópolis), coletou informações, fotografou as unidades escolares e as estradas da região. Ao final, ficou decidido que a comunidade de Rio D'Ouro irá unir forças com o 'Movimento Mães do Rangel' e irão lutar até o fim para reverter essa situação injusta e desumana.

Calendário da luta: segunda-feira (06/02), às 10 horas, reunião dos representantes do Movimento no MAB-Federação das Associações de Moradores - Rua Ataíde Pimenta de Moraes, 37 - Centro - Nova Iguaçu. Quarta-feira, dia 08/02, a partir das 10 horas, grande manifestação em frente a Prefeitura de Nova Iguaçu.

Pais reunidos na E.E. Rio D'Ouro
Ferreirinha ouve o relato de um pai, sr. Alex


Silvana: vou lutar até o fim. Essa escola é nossa!
Mãe reclama: "Eles não conhecem nossa realidade"

Laboratório de Informática da E.E. Rio D'Ouro
E.E. Rio D'Ouro: Salas amplas,arejadas,com ar condicionado


E.E.Rio D'Ouro: Refeitório amplo, com TV e bem cuidado
E.E. Rio D'Ouro:  Biblioteca da Escola e da Comunidade


Escola oferecida em Japeri:Longe, pequena e só até a 4ªsérie
Escola oferecida em N.Iguaçu: Muito longe e só até a 4ªsérie


Nenhum comentário:

Postar um comentário