quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

IPTU 2012 - Nova Iguaçu. Confira as datas de pagamento e os descontos

A Prefeitura de Nova Iguaçu já anunciou os prazos para quitação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2012. Os carnês já foram enviados. Os contribuintes poderão fazer o pagamento em cota única ou parcelado em até 10 vezes. Quem pagar à vista terá desconto, conforme tabela abaixo:

Prazos
Desconto
Até 31/01
15%
Até 29/02
10%
Até 15/03
Valor Integral
Parcelamento em até 10 vezes: 1º pagamento no dia 15/03.
Pagamento: Poderá ser feito em qualquer banco e nas casas lotéricas.

Legislação: O município tem a obrigação, nos termos do art. 11 da Lei Complementar n° 101/2000, de instituir, cobrar e efetivamente arrecadar todos os tributos de sua competência, dentre os quais, o IPTU, sob pena de praticar renúncia de receita.

Quem não receber o carnê?
O contribuinte que não receber o carnê poderá retirá-lo na Central de Atendimento ao Contribuinte - Rua Athaíde Pimenta de Moraes, nº 528, Centro (andar térreo da sede da prefeitura) -, das 9h às 16h. A Prefeitura também disponibiliza o telefone 3773-5388 para que o contribuinte tire dúvidas.

19 comentários:

  1. oqual sera a posiçao do pt em 2012 apoiar rogerio,burnier,sheila ou candidatura prorpria

    ResponderExcluir
  2. por o pt nao se pronuncou sobre o projeto do thiago portela de dar dinheiro publico para escolas particulares

    ResponderExcluir
  3. e o pt e pcdob vao continuar apoiando o governo sergio cabral o diretorio regonal do ptrj aprovou as OS diz la que apoiam este governador que pediu votos para dilma

    ResponderExcluir
  4. boa tarde ,estou longe e gostaria de pagra o meu IPTU SÃO DE 2 IMOVEIS .COMO DEVO PREOCEDER.....SERÁ DISPONIVEL NA NET PARA RETIRADA DOS BOLETOS ???GRAA T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os carnês do IPTU 2012 serão distribuídos regularmente pelos Correios no endereço de correspondência cadastrado. Caso deseje obter a segunda via, existem as seguintes opções:

      1) Comparecer junto à Central de Atendimento, munido do carnê do IPTU 2011;

      2) Retirar junto ao Site da Prefeitura (www.novaiguacu.rj.gov.br);

      3) Solicitar junto ao email iptu@novaiguacu.rj.gov.br informando no email o número do registro de IPTU.

      Leonardo Lima

      Excluir
  5. Os carnês do IPTU 2012 serão distribuídos regularmente pelos Correios no endereço de correspondência cadastrado. Caso deseje obter a segunda via, existem as seguintes opções:

    1) Comparecer junto à Central de Atendimento, munido do carnê do IPTU 2011;

    2) Retirar junto ao Site da Prefeitura (www.novaiguacu.rj.gov.br);

    3) Solicitar junto ao email iptu@novaiguacu.rj.gov.br informando no email o número do registro de IPTU.

    Leonardo Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, obrigado pelos esclarecimentos.
      Um abraço. Equipe Blog do Ferreirinha.

      Excluir
  6. A prefeitura está roubando o contribuinte com esses complementos de IPTU desde 2005.Cobrados em 2008.
    Como pode nos cobrar complementos anteriores ?
    Onde procuro informações para saber se esses valores são legais.
    Pois meu imposto de 2005, 2006,2007 foram pagos.
    Porque então nos cobrar complementos ?
    Por favor meajudem ,pois játenho mais de 2,000,00ppagar.
    obrigada!
    katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pode nos cobrar complementos anteriores ?
      Há um prazo de legal de cinco (5) anos para serem revisados os lançamentos de IPTU. O Complemento de IPTU tem origem quando é verificado que o valor do IPTU foi cobrado para menor em função de alguma informação do cadastro que se encontrava equivocada, como área, bairro, utilização, etc. Por exemplo, se o IPTU de 2012 foi lançado considerando a área da casa de 50,00 m² e depois é verificada que a casa tem 70,00 m² há a previsão legal e também a obrigação legal da Prefeitura cobrar o complemento referente aos 20,00 m² faltantes. Porém, essa revisão deve ocorrer num período de 5 anos.

      Onde procuro informações para saber se esses valores são legais?
      Primeiramente olhe nos carnês de IPTU. Todo carnê tem um folha chamada "Ficha de Lançamento". Nela constam todas as informações do imóvel e são a partir dessas informações que o IPTU é cobrado. Caso as informações estejam corretas e não se encontre nada que possa motivar uma complementação da cobrança procure a Secretaria de Economia e Finanças (SEMEF) e peça que especifique o que motivou a cobrança. Caso a explicação não seja satisfatória, poderá entrar com um Recurso junto a SEMEF mesmo.

      Pois meu imposto de 2005, 2006,2007 foram pagos.
      Porque então nos cobrar complementos ?
      Verifique se as informações da Ficha de Lançamento que consta em cada carnê apresentam dados corretos do imóvel.

      Por favor meajudem ,pois játenho mais de 2,000,00ppagar.
      Se ao final verificar que as cobranças são devidas, procure a SEMEF e verifique as opções de parcelamento. Dependendo do valor do débito é possível parcelar em até 120 vezes.

      Excluir
  7. TEM ALGUÉM AI PARA RESPONDER A PERGUNTA ACIMA?
    OU O BLOG DO FERREIRINHA SE POSICIONA FAVAVORÁVEL A TAIS COBRANÇAS?

    ASS. CONTRIBUINTE COM OMESMO PROBLEMA.

    ResponderExcluir
  8. É muita gente a favor desses roubos da prefeitura, é claro que tem muita gente ganhando por baixo dos panos, ou melhor, ainda funcionários que somente assinam o ponto. Por essa razão eles tem que tirar dos pobres contribuintes de qualquer jeito.
    Continuo tb com dúvidas,pois se estamos quites com os anos anteriores, não temos culpa se antes a prefeitura não tinha informações corretas sobre as áreas.
    Talvez alguém informado e de bom carater, possa nos dar uma resposta.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Continuo tb com dúvidas,pois se estamos quites com os anos anteriores, não temos culpa se antes a prefeitura não tinha informações corretas sobre as áreas."

      É obrigação de todo cidadão cumprir aquilo que o Código Tributário Municipal e Código de Obras determinam como obrigação.

      Manter o cadastro imobiliário atualizado junto à Prefeitura, através da legalização de seu imóvel, requerendo licença em caso de modificação, acréscimo, reforma, alteração de uso, são algumas das obrigações previstas.

      Se tudo isso foi observado e os dados cadastrais, de fato, representam a realidade do imóvel então deverá verificar junto à Secretaria de Economia e Finanças (SEMEF) o que motivou a complementação da cobrança do IPTU. Caso as explicações não sejam satisfatórias poderá entrar com Recurso junto à SEMEF mesmo.

      Excluir
  9. Respondendo a Kátia, a Ana e o CCMP: é necessário comparecer a Central de Atendimento da SEMEF, que fica dentro da Prefeitura, levando os carnês quitados dos anos em que está sendo feito a cobrança dos complementos. A Prefeitura tem a obrigação de justificar a cobrança dos complementos ao contribuinte. Caso não haja concordância, o contribuinte poderá entrar com um Recurso (formulário na própria SEMEF) requerendo a supressão da cobrança. Existe um Conselho de Contribuintes que julga os recursos. Tem sessão semanal, aberta ao público e funciona dentro da Prefeitura.
    Esperamos ter contribuído para sanar as dúvidas.

    ResponderExcluir
  10. moro longe e o terreno se encontra no nome da minha tia avó que ja esta idosa,como faço pr pagar o iptu, pois pretendo construir e morar perto dela.
    sendo que só tenho o nome da rua e nº do lote
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você estiver falando sobre o IPTU 2012, basta identificar o numero do cadastro e retirar através da internet. O numero do cadastro consta em qualquer carnê de IPTU anterior.

      Se não tiver deverá entrar em contato com a SEMEF para realizar uma busca junto ao cadastro informando nome da rua, lote, quadra, bairro e qualquer outra informações que você tiver.

      Porém, se estiver falando de débito de IPTU atrasado. Primeiramente sua avó deverá dar poderes a você para representá-la junto à Prefeitura, afinal a propriedade é dela e não sua, a partir do que você informou. Isso deve ser feito através de procuração com a firma dela reconhecida.

      Excluir
  11. Respondendo: entre em contato com a Secretaria de Fazenda, informe o nome da rua e o nº do lote. Eles encontrarão o nº do cadastro e você retira via internet. Anota aí:

    Secretaria Municipal de Economia e Finanças - Semef
    Secretário: Francisco Marcelo Garritano Barone do Nascimento
    Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528 – Centro – NI – Cep 26210-190
    Tel: 3773-5388 semef@novaiguacu.rj.gov.br

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, desejo saber como devo proceder, para acertar os débitos de IPTU do meu imóvel, sendo que eu adquiri este imóvel agora em 2012 e não passei para meu nome o IPTU, pois quem me vendeu o imóvel viajou para a Paraiba e não voltou mais, como devo proceder?

    ResponderExcluir
  13. Ola meu é Renata e gostaria de uma informaçao sobre iptu. recebi uma notificaçao da prefeitura de Nova Iguaçu acusando debitos do iptu de 2007 e 2008 sendo que os mesmos encontram-se pagos.Gostria de saber como devo proceder para provar que ja estao pagos. Observaçao os impostos cobrados é de uma antiga casa que cai por causa das decorrentes inchentes. ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, pegue a notificação recebida e os comprovantes de quitação do iptu dos anos de 2007 e 2008 e dirija-se a Central de Atendimento ao Contribuinte/SEMEF, que fica dentro da Prefeitura e funciona de 9 às 17h. Aos sábados de plantão de atendimento,das 9 às 12h. Lá você dará entrada num requerimento solicitando que o caso seja regularizado. Um abraço.

      Excluir