quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fraude nos Postos de Gasolina. Lei municipal prevê sanções e até fechamento em Nova Iguaçu

A reportagem sobre roubo e fraude em postos de gasolina no programa "Fantástico" no último domingo, revoltou muita gente que, sem saber, estava sendo roubada no momento do abastecimento de seu veículo. Depois da reportagem, vários postos estão sendo interditados e os fraudadores presos, conforme aconteceu nos Postos Alegria e Gardênia Azul, anteontem,no Rio de Janeiro. Além da fraude por controle remoto nas bombas, uma outra fraude muito comum é a gasolina "batizada", que é a adição de uma quantidade de solvente e álcool maior do que o permitido no combustível.

Estima-se que na Baixada Fluminense há muitos casos de fraude. Muitos carros levados à oficinas para conserto, são diagnosticados problemas de gasolina adulterada. Os fraudadores acabam se dando bem por conta da passividade dos prejudicados que raramente reclamam ou dão queixa.

Em Nova Iguaçu, a Lei Municipal nº 3.697, de 24 de outubro de 2005, de autoria do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), “Dispõe sobre a cassação do Alvará e a Licença de Funcionamento dos postos de combustíveis que adulterem o produto e dá outras providências”. "A legislação existe e as pessoas que se sentirem prejudicadas tem que denunciar o caso para que a lei seja aplicada", diz Ferreirinha.

Denuncie postos

É importante denunciar os postos que fazem esta prática através da Comissão de Defesa do Consumidor de Nova Iguaçu (telefones: 2667-4124 e 2667-2409), do Procon-Baixada (telefone: 3668-1054), Disque-Denúncia (telefone: 2253-1177)  ou diretamente na ANP pelo telefone 0800 61 55 55.

Alguns postos fazem a prática da “gasolina do fim-de-semana” onde a partir da noite de sexta-feira até o final do domingo, comercializam gasolina adulterada, uma vez que a fiscalização é quase nula nos finais de semana.

Fique por dentro:
- Clique aqui e Conheça a Lei Municipal 3.697/2005.
- Clique aqui e Veja como identificar se seu carro recebeu "gasolina batizada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário