sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Folia de Reis em Nova Iguaçu


Para quem gosta de Folia de Reis ou ainda não conhece não pode perder a oportunidade de assistir ao 7º Encontro de Folias de Reis de Nova Iguaçu.
O evento será realizado dia 07 de janeiro (sábado), a partir das 21 horas, no Largo do Samuca (rua Juvenal Valadares, altura do nº 555 – Caonze).
Estão confirmadas 10 Folias oriundas de Comendador Soares, Austin, Miguel Couto, Queimados e outros locais da Baixada Fluminense.

Segundo o dicionário virtual Wikipédia, Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.

No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.

Dentre os vários personagens que compõem esse grupo, existe um que aguça a curiosidade de quem segue a peregrinação, trata-se do Palhaço. Segundo a história que conta os foliões, o Palhaço acumula a tarefa de proteger o Menino Jesus.

Então anota aí:
Amanhã, dia 07 de janeiro
A partir das 21 horas
Local: Largo do Samuca – Rua Juvenal Valadares - Caonze

Nenhum comentário:

Postar um comentário