segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ainda as férias de janeiro: 10 ideias para se divertir com as crianças nas férias

Pouco dinheiro e alguma criatividade bastam para entreter as crianças. Veja 10 sugestões para se divertir com seu filho

1. Acampamento indoor
Estipule um dia da semana para empurrar os sofás da sala e improvisar cabanas e tendas. “Faça uma caça noturna ao travesseiro, teatro de sombras. Use a imaginação”, ensina Ana Lucia Neves, coordenadora psicopedagógica da academia para crianças Bem Me Quer Sports.

2. Boas vindas ao verão
Lave e pique frutas que podem ser congeladas. Comemore a estação com as crianças servindo os “picolés” durante todo o dia: cubos de melancia, uvas sem semente, fatias de manga. É refrescante e saudável.

3. Sorteio da cultura
Pesquise no jornal ou na internet as atrações infantis mais legais da sua cidade ou, para quem foi viajar, do destino escolhido. Conte um pouco sobre cada uma para as crianças e escreva o nome delas em pedaços de papel para fazer um sorteio. A cada sábado, um membro diferente da família tira o papelzinho.

4. Um dia no museu
Segundo a professora de educação infantil Juliana Figueiredo, responsável por dicas culturais da Escola Santi, museus inusitados – do relógio, da ciência, do futebol – são atrações certeiras para a criançada. Para o passeio se tornar mais interessante, mergulhe dias antes no assunto, lendo livros a respeito para as crianças.

5. Oficina de bonecas de pano
Junte as crianças para uma tarde de customização de roupinhas e acessórios de bonecas. “Esqueça as agulhas e providencie cola para tecido, retalhos, botões, lantejoulas, canetas coloridas, elásticos e outros aviamentos”, sugere Tatiana Ganme, estilista e proprietária da Bébé Sucré. Para estimular a criatividade, escolha um tema, como personagens de contos de fadas. O dia pode terminar com um desfile das criações.

6. Sessão da tarde
Transforme o filminho da tarde no “dia do cinema em casa”. Distribua a pipoca em saquinhos de papel, espalhe almofadões na sala de TV, apague a luz e passe filmes que as crianças ainda não assistiram, como os clássicos da sua infância.


7. Comer, beber, viver
Leve a molecada para um piquenique no quintal ou no parque, ou escolha um dia para levar o café da manhã dele na cama. “Invente nomes divertidos para os lanches, faça surpresas. O momento será apreciado e a criança vai adorar que isso aconteça em todas as férias”, diz Ana Lucia.

8. A semana da velha infância
A sugestão é do educador Tiago Aquino da Costa e Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Recreadores, a ABRE: “Ensine jogos e brincadeiras tradicionais: peão, bolinha de gude, ioiô e soltar pipa”. Tente manter os eletrônicos desligados durante toda a semana. Para ajudar, selecionamos 100 brincadeiras para você escolher por faixa etária, local para brincar e habilidades a desenvolver.

9. Jogos inventados – como o volençol
Materiais necessários: lençóis e bolas de vôlei. Forme quartetos, que deverão segurar, um em cada ponta, um lençol. Sobre ele, a bola. O grupo deve brincar com a bola sem deixá-la cair no chão. Depois, os grupos devem interagir, realizando lançamento e recepção das bolas. A sugestão faz sucesso nas recreações de Tiago e Kaoê Gonçalves, sócio-proprietário da Supimpa Recreação e Eventos.

10. Reis da sucata
Aproveite as férias para juntar e reaproveitar de forma divertida o material reciclável. A regra é guardar potinhos de iogurte, margarina e afins, além de separar todos os rolos de papel toalha ou papel higiênico. Quando houver material suficiente, sugira o dia da floresta, o dia dos animais, dos instrumentos musicais. Objetos relacionados a isso deverão ser construídos com o material reunido. Veja como fazer passo a passo cinco brinquedos de sucata.

Fonte: Portal iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário