quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Semana da Pátria: Desfiles Cívicos em Nova Iguaçu

Acontece amanhã, dia 1º de setembro, a partir das 9 horas da manhã, a abertura oficial da Semana da Pátria. O evento acontecerá no Paço Municipal, em frente a Prefeitura. Cerca de 1000 alunos de várias escolas do município estarão presentes ao ato. O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal também estará lá. A prefeita Sheila Gama abrirá o evento, que contará com as presenças da Banda da Polícia Militar e da Banda Combato, da Escola Municipal Monteiro Lobato. Os desfiles começam amanhã e vão até o dia 7 de setembro. Veja abaixo os locais e horários dos desfiles:

Dia 1º- Miguel Couto - Rua professora Marli Pereira Carvalho - às 14h
Dia 2 - KM 32 - Alameda São Bernardo (Praça do Km 32)  –  às 8h
Cabuçu - Rua Severino Pereira, às 14h
Dia 3 - Vila de Cava, na Rua Muniz Barreto, às 8h
Tinguá - Praça de Tinguá, às 14h
Dia 5 - Posse- Rua Gama, às 8h
Rancho Novo - Rua Luiz Sobral, às 14h
Dia 6 - Comendador Soares - Rua Tomás Fonseca
Austin - Rua Felipe Salomão, às 14h
Dia 7 - Via Light - às 8h.


Comando do 20º Batalhão da PM será trocado, de novo!

Coronel Sergio Mendes, de saída
O Jornal Hoje noticiou ontem que haverá troca-troca no comando de 21 batalhões da polícia militar, entre eles o 20º BPM, localizado em Mesquita e responsável pelo policiamento também em Nova Iguaçu e Nilópolis. Nos últimos quatro anos a média de permanência dos comandantes neste  Batalhão tem sido de 8 meses. Quando a equipe está se ambientando, conhecendo melhor a realidade da região, da população e de seus comandados, vem a troca. Assim fica realmente difícil planejar segurança pública para nossa região. Lamentável.


Veja trecho da reportagem publicada  na Coluna Visão Geral:
"Vinte e uma unidades da Polícia Militar do Rio de Janeiro terão seus comandos trocados. Na Baixada, o tenente-coronel Mendes sai do 20º BPM (Mesquita) e assume o 12º BPM (Niterói); o tenente-coronel Malheiros sai do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) e assume o 15º BPM (Duque de Caxias); o tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes vai do 12º BPM (Niterói) para o 20º BPM (Mesquita); tenente-coronel Lovain sai do 19º BPM (Copacabana) e assume o 21º BPM (São João de Meriti)."

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nova Iguaçu terá dois importantes debates nesta quarta-feira. Confira.

Dois excelentes eventos estarão acontecendo nesta quarta-feira, dia 31/08, em nossa cidade. Com início às 8:30 h/manhã, a Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI) estará promovendo mais uma edição do "Café com Idéias", cujo debate será: "O Aeromóvel e sua Importância para o Comércio". O evento será no Restaurante Califas, na Rua Augusto Rodrigues, em frente a Galeria Veplan.
O outro evento será o Seminário Antidrogas que acontece a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores, cujo tema será:  "Crack: Epidemia e Tragédia do Século", organizado pela Câmara, Casa do Menor São Miguel Arcanjo e SEMASPV. Em ambos os eventos, a entrada é franca. Participe!

Ferreirinha propõe a criação de mais três Conselhos Tutelares em Nova Iguaçu

Com a finalidade de cumprir recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), o vereador Ferreirinha apresentou projeto de Indicação Legislativa sugerindo que a Prefeitura crie outros três Conselhos Tutelares em Nova Iguaçu.

Para o CONANDA, os municípios devem criar conselhos tutelares em uma proporção de um conselho para cada 100 mil habitantes. Atualmente Nova Iguaçu, com cerca de 800 mil habitantes possui cinco conselhos tutelares (Centro, Cabuçu, Comendador Soares, Austin e Vila de Cava).

Segundo a justificativa,  dos cinco conselhos, três atuam em áreas muito extensa, o que dificulta a atuação e o trabalho dos Conselheiros. O Conselho Tutelar de Vila de Cava, por exemplo,  atende além da região de Vila de Cava e Santa Rita, também da região de Miguel Couto. O Conselho Tutelar de Cabuçu atende também a região de Km 32 e a região do Centro além de extensa é a mais populosa da cidade. Assim, como sugestão, apresentou-se a criação de Conselhos Tutelares nas regiões de Miguel Couto e Km 32, bem como a divisão do Centro em dois Conselhos Tutelares: Centro I e II.

Clique aqui e veja a íntegra da Indicação Legislativa.

Papo Rápido com a enfermeira Ana Azevedo

Ana Maria Pereira Azevedo, ou simplesmente a Ana Enfermeira, trabalhou no Posto de Saúde de Santa Clara e está há quase dois anos no Posto de Saúde do bairro Caonze. Formada e enfermagem e obstetrícia, Ana é especialista em saúde do idoso e pós-graduada em estratégia saúde da família.

Você trabalha como enfermeira no PSF do bairro K11, há mais de dois anos. Qual o balanço que você faz do trabalho realizado neste período?

Quando cheguei ao posto da ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Caonze, havia uma procura diária de hipertensos com a pressão descontrolada, crianças com tempo ocioso na  escola e pouca informação sobre saúde. Fizemos uma parceria com a prof. de educação física Aline e com Tatiana que é proprietária de uma casa de festas local e, com a ajuda do vereador Ferreirinha, iniciamos aulas de ginástica gratuitas três vezes por semana. A assiduidade, o quantitativo, a melhora da saúde e da vida social dessas pessoas, nos sinaliza que o resultado não poderia ter sido melhor. Também quero citar nosso trabalho de saúde na escola, onde orientamos crianças de várias idades em diversos aspectos de sua saúde, o que tem contribuído para melhor conscientização na hora da alimentação e higienização bucal e corporal.  Ainda existem no bairro, crianças com caderneta de vacinação em atraso, mas já montamos uma sala de vacinas, que antes não havia no posto e só estamos aguardando o sinal verde da imunização para oferecer mais esse serviço de saúde pública à comunidade. Queremos agradecer a parceria do Padre Antônio Pedro e ao Sr. Iran, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que viabilizou mais essa conquista.
O êxito está em você não ter precisado usar nenhum medicamento para alcançar resultados positivos.

Quais são os principais atendimentos realizados pela unidade junto às famílias?

Não há atendimentos principais, mas a necessidade observada no momento do acolhimento. Priorizamos a promoção e prevenção em saúde junto às famílias, com acompanhamento dos grupos de hipertensão e diabetes, preventivo, pré-natal, puericultura. Acrescento que somos a porta de entrada para outros níveis de complexidade. Com o tempo, através do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, você passa a identificar grupos, famílias e indivíduos, dando prioridade as situações a serem acompanhadas no planejamento local.

Como é feito o atendimento às gestantes?

Acolhimento é nossa palavra chave. Procuramos orientá-las quanto a seus direitos e deveres, quanto às situações e sintomas comuns durante a gravidez, oferecendo orientações básicas e efetivas sobre alimentação saudável, hidratação, higiene, cuidados com os seios, visando o preparo para amamentação, etc. Priorizamos também, a presença do pai em nossas consultas. Um procedimento que faz parte de nossa prática é a visita domiciliar até o sétimo dia em que a gestante teve o seu bebê. É uma forma de acolhimento, onde procuramos tirar as dúvidas e medos que surgem nesse momento, caracterizando assim, um atendimento biopsicossocial.

Como você enfrenta as dificuldades do atendimento a população alvo do PSF Caonze, tais como a falta de medicamentos, pobreza, demora na realização de examos, entre outros?

Procuramos driblar as faltas e dificuldades trabalhando a promoção e prevenção. A população mais carente necessita de acesso aos exames preventivos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O SUS se propõe a promover a saúde, priorizando as ações preventivas, democratizando as ações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde. Com o trabalho de promoção você prepara o indivíduo para escolher seu caminho e optar por uma vida com mais saúde.

Você recomendaria às enfermeiras recém-formadas trabalhar em uma unidade de PSF?

Sim, mas teria que ser um profissional com visão sistêmica e integral do indivíduo, família e comunidade. Capaz de atuar com criatividade e senso crítico, mediante uma prática humanizada, competente e resolutiva. Com sensibilidade para com as questões sociais aliada à disposição para as atividades em comunidade, pois o fio condutor que desenha a prática dos integrantes da ESF é o saber humanitário e o agir solidário.






segunda-feira, 29 de agosto de 2011

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo


Não caia nas armadilhas do cigarro!


tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina.
A indústria do tabaco usa aditivos com aromas e sabores para enganar você. Mas o que ela vende mesmo é dependência química, câncer e uma série de outras doenças. Não caia nessa! Fuja das armadilhas do fumo.

Um exemplo para a política de prevenção ao uso indevido de drogas

Em 2001, a Campanha da Fraternidade adotou o lema "Vida Sim, Drogas Não!", com o objetivo de despertar a juventude e as famílias para um problema que a cada ano se torna mais grave. Motivados pela Campanha, propus a criação do Conselho Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – CMPD, o qual foi criado pela Lei Municipal nº 3227/2001.

Nesse período, tomei conhecimento de diversos grupos que trabalhavam com a temática, seja na área do tratamento ao dependente químico ou na área educacional. Dentre todos os grupos, o que mais me chamou a atenção foi o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar que oferece aulas nas unidades escolares sobre o tema da prevenção e da conscientização sobre as drogas. As aulas são ministradas por policiais capacitados, com uma metodologia dinâmica e material didático próprio.

Esse é um dos melhores exemplos de sucesso de uma política pública que precisa ser ampliada e mais valorizada. O PROERD no Estado do Rio de Janeiro possui atualmente 97 instrutores e, somente no primeiro semestre deste ano formou mais de 60 mil alunos. Estão em várias escolas de Nova Iguaçu. Há cerca de duas semanas encontrei eles desenvolvendo o trabalho na Escola Municipal  Osires Neves, no bairro Caioaba.

Esta semana haverá um grande debate na Câmara Municipal, promovido por instituições que trabalham com a temática das drogas sobre os perigos do crack. Existem várias formas de ação nessa área que merecem atenção das autoridades e o PROERD é um bom exemplo disso.

Acredito que a Prefeitura deveria estudar a possibilidade de adotar um programa de prevenção e conscientização próprio, tendo como base a experiência do PROERD, a fim de chegar a todas as escolas da rede municipal de Nova Iguaçu.

domingo, 28 de agosto de 2011

Insegurança em Nova Iguaçu - Precisamos de um Batalhão da PM !

Veja abaixo a reclamação da moradora Carla do Carmo, do bairro Santa Eugênia, publicado no Caderno Baixada (Jornais Extra/O Globo) deste sábado 27/08, sob o título: "Insegurança em Nova Iguaçu":
 "Nós, moradoras do bairro Santa Eugênia, em Nova Iguaçu, estamos apavoradas. Na semana passada fui assaltada, quando chegava em casa. Um assaltante chegou em uma moto, encostou uma arma na minha barriga e levou o meu celular, todos os meus documentos e dinheiro. Quando fui prestar queixa na 56ª DP de Nova Iguaçu, descobri que não fui a única. Havia duas outras meninas assaltadas, descrevendo o mesmo motoqueiro. E o pior, a polícia diz que não tem efetivo para mandar para o local. Até quando vamos ficar à mercê de bandidos?
 Sinceramente, estou com medo de sair de casa, assim como vários moradores daqui. O município tem mais de 1 milhão de habitantes e não tem sequer um Batalhão de Polícia na região. O batalhão que atende ao município é o 20º BPM, situado em Mesquita e que abrange também Nilópolis. Assim, não consegue dar conta também do município de Nova Iguaçu.  
Carla do Carmo"
POUCOS POLICIAIS:
A Carla tem completa razão. O 20º BPM que fica em Mesquita, tem um efetivo de 650 policiais e é responsável pelo policiamento ostensivo de três municípios: Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, que juntos somam 585 km2 e tem mais de 1 milhão e cem mil moradores. Ou seja: um  policial para 1.725 habitantes, quando o recomendado é um para 250.

REQUERIMENTO AO GOVERNADOR:
A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu aprovou a Indicação Legislativa nº  064/2010, de minha autoria, reivindicando ao Governador Sergio Cabral a criação de um Batalhão em nossa cidade e o aumento do efetivo de policiais. Para reforçar a proposição, estamos com um Abaixo-Assinado no Calçadão de Nova Iguaçu, onde pretendemos coletar 100 mil assinaturas e entregar ao governador. Precisamos de um Batalhão da PM em Nova Iguaçu ! Precisamos de você nessa luta!

sábado, 27 de agosto de 2011

Festival de Dança em Nova Iguaçu - Tereza Petsold

Amanhã, domingo, é o último dia de apresentação da 18ª edição do Festival de Dança de Nova Iguaçu, comandada pela competente e brilhante bailarina iguaçuana Tereza Petsold. O evento reúne bailarinos amadores e profissionais de todo o Brasil em apresentações de sapateado, balé, jazz, tango, dança de salão e outros. O festival acontece o dia todo, com início às 9 horas da manhã, no SESC-Nova Iguaçu, que fica na Rua Dom Adriano Hipólyto, 10, no bairro Moquetá. Entrada Grátis (0800). Vale a pena conferir galera.
Como diz o poeta Ferreira Gullar: "A arte existe porque a vida não basta".
Arte e Cultura é tudo de bom! Bom espetáculo.

Mês da Juventude Batista tem encerramento neste domingo

Termina neste domingo as comemorações do Mês da Juventude na Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu, presidida pela Pastor Edgard Barreto Antunes. Com o tema: "O que você  vê quando me vê?" , a igreja dedicou todo o mês de agosto ao trabalho com os jovens e adolescentes. O Pastor Mário Cesar Fernandes, responsável pelo trabalho com a juventude da Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu convida a todos para o grande encerramento neste domingo, onde haverá culto pela manhã, a partir das 9 horas e a noite, a partir das 18:30 horas, quando a Palavra de Deus será mais uma vez ministrada aos participantes. A PIB Nova Iguaçu fica na Rua Coronel Francisco Soares, 472 - centro - Nova Iguaçu. O telefone é 2668-0352. O site é: www.pibni.org.br. Parabéns a Igreja e a toda juventude batista pelo grande e bom trabalho.

Ferreirinha prestigia Conferência do PCdoB em Nova Iguaçu

Ferreirinha, Jandira Feghali e Fernando Cid
Militância reunida na quadra do Leão de Iguaçu
O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), participou na manhã deste sábado da Conferência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizado na quadra da Escola de Samba Leão de Iguaçu. O convite foi feito pelo vereador Fernando Cid,  presidente da legenda em Nova Iguaçu. Falando em nome do Partido dos Trabalhadores, Ferreirinha agradeceu o convite, cumprimentou a militância e disse que o PCdo B sempre foi um grande parceiro nas lutas para construção de um país mais justo e democrático. 
Parabenizou também a direção municipal do partido que, sob o comando de Fernando Cid tem contribuído para que a política  seja feita com "P" maiúsculo,  qualificando sobremaneira o debate político. A prefeita Sheila Gama também prestigiou o evento, bem como os presidentes municipais do PTdoB José Rogério, do PHS Rholmer Louzada, do PTB Paulo Cesar e do PPS Miguel Ribeiro. A Conferência contou ainda com a participação das  deputadas Enfermeira Rejane e Jandira Feghali , ambas do PCdoB.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Debate discute os desafios do crescimento de Nova Iguaçu

O debate sobre o crescimento de Nova Iguaçu, realizado ontem, por iniciativa do vereador Ferreirinha, Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal, discutiu os principais temas relacionados ao crescimento, tais como os serviços públicos, a segurança, a melhoria do comércio, o meio ambiente e outras questões.



Mais de 250 pessoas ouviram atentos as explanações dos quatro debatedores. O primeiro a falar foi o geógrafo e professor Manoel Ricardo Simões, que apresentou informações e estudos sobre o crescimento populacional do Centro de Nova Iguaçu e seus reflexos na vida cotidiana. “A verticalização da cidade, com a construção de vários prédios com mais de 5 andares é bom se o poder público criar mecanismos de contrapartida desses empreendimentos. E existem instrumentos legais para isso”, ponderou o professor.


Depois foi a vez do educador ambiental Flavio Silva, que explicou sobre os riscos do crescimento ameaçar as áreas de proteção ambiental da cidade. “O crescimento que se verifica hoje no centro pode se expandir e fazer pressão sobre as áreas verde da cidade, se não tivermos a implementação rápida de instrumentos do Plano Diretor e dos Planos de Gestão de cada APA”, lembrou.



O Secretário Municipal da Cidade, José Rogério Bussinger foi o terceiro debatedor. Bussinger discorreu sobre as iniciativas do governo municipal para resolver possíveis problemas decorrentes dos empreendimentos imobiliários que estão em construção na região do centro. “Existe uma determinação da prefeita Sheila Gama de não conceder o habite-se aos empreendimentos que oferecerem soluções aos problemas de infraestrutura urbana que irão causar”, afirmou o secretário.


Por fim o Subsecretário de Urbanismo da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro, último debatedor falou da importância do crescimento de Nova Iguaçu, especialmente à que vem ocorrendo no centro da cidade, dos efeitos positivos e negativos desse crescimento e também dos desafios e responsabilidades do poder público municipal. “Estamos acompanhando um momento novo na nossa história. Estamos vivendo uma fase de grande crescimento econômico em todo o país, ao contrário do período de 40 anos de recessão. Temos agora que ter uma visão de crescimento e não de recessão. Temos agora o bom problema, que é o problema causado pelo crescimento, pela expansão de consumo, do aumento do emprego”, salientou.

Para o vereador Ferreirinha o debate contribuiu para retomar as discussões sobre o planejamento da cidade. “Temos a obrigação de retomar o diálogo entre os governos e a sociedade para enfrentar os desafios trazidos pelo crescimento. Crescer é bom, porém pode trazer problemas que devem ser resolvidos pelo poder público com intensa participação de toda a sociedade”, afirmou o vereador.




20 anos da AVICRES e 21 anos da APAE-Nova Iguaçu. Parabéns!!

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, participou de duas importantes comemorações nesta semana: na quarta-feira, dia 23/08, esteve presente na missa celebrativa em comemoração aos 20 anos de fundação da Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade (AVICRES), instituição vocacionada ao trabalho com crianças de tenra idade, com carência de cuidados social. A AVICRES foi fundado em 1991 pelo religioso alemão Johannes Niggmeier e pelo padre Waldir de Oliveira, hoje trabalhando na Diocese de Valença-RJ. A missa foi celebrada pelo bispo Dom Luciano Bergamin.

Já na tarde do dia 24/08, quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal,  Ferreirinha participou da solenidade em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência, onde também se comemorou o aniversário de 21 anos da APAE-Nova Iguaçu. Na oportunidade, Ferreirinha foi convidado a entregar duas Moções a pessoas que se dedicam ao trabalho das pessoas com deficiência na sede da APAE-Nova Iguaçu. A prefeita Sheila Gama, o jogador tetra campeão do mundo Zinho, o presidente de honra da APAE-NI professor Wanderlei Sabino, vereadores e vários secretários municipais participaram da solenidade.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prêmio Baixada 2011 será entregue nesta sexta em Itaguaí

 A solenidade de entrega do Prêmio Baixada Fluminense 2011, homenagem concedida pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense, que acontece desde 2002, será realizada nesta sexta-feira, dia 26/08, às 19h, no Teatro Municipal de Itaguai. Este ano, com a denominação "Itaguai: de porto e portas abertas para o futuro", foram propostas 14 categorias a concorrerem ao Prêmio: artesanato, artes cênicas, artes populares, artes plásticas, cidadania, ciência, comunicação, educação, história, imagens, literatura, meio ambiente, música e produção cultural. A primeira solenidade foi em Duque de Caxias, em 2002, seguindo em 2003 para São João de Meriti, 2004 em Nilópolis, 2005 em Queimados, 2006 em Nova Iguaçu, 2007 em Belford Roxo, 2008 em Magé, 2009 em Seropédica e 2010 em Paracambi.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nesta quinta-feira tem debate na Câmara



Dia: 25 de agosto (quinta-feira)
Horário: 16 horas

Debatedores:
Vicente Loureiro – Sub-Secretário Estadual de obras
José Rogério Bussinger Namen – Secretário Municipal da Cidade – Nova Iguaçu
Manoel Ricardo Simões – geógrafo e professor do IFRJ
Flavio Silva – Educador ambiental e Chefe da Reserva Biológica do Tinguá

O objetivo do debate é discutir o crescimento da cidade ocorrido nos últimos dez anos, especialmente do centro da cidade, com novos prédios residenciais e comerciais. A falta de investimentos em abastecimento de água, de redes de esgoto, de ampliação na oferta de energia elétrica, propostas de melhoria para o trânsito e para o transporte coletivo e de ordenamento do uso do solo urbano são as principais preocupações para o encontro.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Participe da enquete sobre o crescimento da nossa cidade


Desde sexta-feira está no ar, aqui no Blog do Ferreirinha a enquete que se refere ao debate que será realizado dia 25 de agosto. Queremos saber a sua opinião sobre as prioridades dos governantes quanto ao tema.
Participe, sua opinião é importante. A enquete se encerra às 16 horas do dia 25.

Papo Rápido com Irmã Magdalena Brokamp

Irmã da Caridade da Santa Cruz nascida na Alemanha, Magdalena Brokamp é a fundadora da Associação Casa da Solidariedade (ACASO), instituição que acolhe pessoas de rua em Nova Iguaçu. Irma Madalena veio para o Brasil em 1972 e está em Nova Iguaçu desde 1998.

A Casa da Solidariedade existe há 10 anos e atende moradores de rua em Nova Iguaçu. Como veio esse despertar para o trabalho com população de rua?


Enquanto trabalhava nas Paróquias, observei que ao lado do atendimento paroquial não tinha espaço e nem tempo de dar atenção aos irmãos excluídos da sociedade, especialmente aos moradores em situação de Rua. Assim pedi as minhas superioras poder assumir esta tarefa. Andando 3 anos na Rua juntos com estes irmãos senti que precisava de um lugar, uma casa, onde poderia atender com dignidade estas pessoas.

Como é o atendimento da Casa? Como funciona o trabalho?

Nós abrimos a Casa às 8:30h e servimos o café até 9:30h. As pessoas podem tomar banho, lavar as roupas deles. Fazemos os curativos, levamos ao Posto de Saúde. A psicóloga atende as pessoas que querem e enviamos quem precisa fazer a 2ª via dos documentos. Ao meio-dia convidamos para a oração e reflexão Bíblica. As 12:30h servimos o almoço. Depois as pessoas podem continuar as atividades de manhã ou descansar. Alguns ajudam na arrumação ou lavando os pratos. A Casa encerra as atividades às 16:00 horas.

Nesses dez anos quais foram as principais vitórias da Casa da Solidariedade?

As principais vitórias são a perseverança da equipe, que mesmo nos desafios não desanimou de abrir o coração e as portas a cada dia. Nós nos alegramos com muitas pessoas que resolveram voltar para a família, ou encontrar um emprego ou um serviço qualquer. Nós já tivemos professoras que conseguiram tirar um ou outro do analfabetismo. Infelizmente este ano o programa "Brasil Alfabetizado" parou no nosso município

Como é mantido o trabalho? Existe apoio de organizações, do governo?

O trabalho é mantido por doações de pessoas particulares. Infelizmente ainda não conseguimos ajuda do governo, municipal, estadual ou federal.
  
A sociedade pode participar deste trabalho? Como?

A Sociedade ajuda com campanhas, especialmente nas paróquias e colégios. Cada pessoa de boa vontade está sendo convidada a colaborar com mantimentos, roupas usadas e dinheiro.
Muito obrigada pela oportunidade.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Danceteria Via Show, na Dutra - Reportagem Jornal Extra!

Preocupante a reportagem veiculada neste domingo no Jornal Extra (pág. 21), falando a respeito da Casa de Espetáculos Via Show, localizada na Via Dutra, aqui na Baixada. A reportagem revela que de 03 de janeiro a 12 de agosto deste ano, nada menos do que 105, isso mesmo! 105 registros de ocorrências foram feitos na 64ª DP em São João de Meriti. Uma média e um a cada dois dias! A reportagem diz ainda que 61% das queixas referem-se a furtos ocorridos dentro da Danceteria: "São clientes que tiveram seus celulares, bolsas ou carteiras com documentos furtados. No entanto, o que mais tem preocupado o delegado são as ocorrências sobre lesões corporais que envolvem os seguranças da Via Show. Somente na semana passada foram dezoito delas". Atenção jovens. Atenção pais. Atenção autoridades policiais. A situação é muito preocupante e grave! Vamos agir para que não aconteçam coisas mais graves ainda.

O crescimento da cidade e o papel do Poder Público


Esta semana iremos realizar na Câmara Municipal o debate “Para onde vai o crescimento da cidade”. Esta é uma preocupação que esta nas ruas. É sentida e comentada nos bares, nos comércios, nas calçadas.

A percepção geral é de que a cidade tem crescido muito, com a instalação de novos comércios, com a construção de novos prédios comerciais, públicos e residenciais. A frota de veículos tem aumentado, provocando um grande nó no trânsito do centro e do entorno do centro de Nova Iguaçu.

Enquanto as pessoas se perguntam para onde vai o crescimento ou o que irá acontecer quando todos os empreendimentos imobiliários estiverem concluídos, o Poder Público deve se perguntar: O que nós estamos fazendo para minimizar os efeitos nocivos deste crescimento para a segurança, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente?

É papel do poder público municipal garantir o bem estar dos habitantes da cidade, através de uma política de desenvolvimento urbano que ordene o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade. Em outras palavras, cabe ao prefeito e aos vereadores propor soluções aos problemas de ordem urbana e garantir condições para a qualidade de vida e a proteção dos patrimônios ambiental e cultural da cidade.

Apesar de já sentirmos os problemas advindos do crescimento, ainda estamos no começo desta estrada e temos condições de preparar a cidade para receber este crescimento que, acredito, não irá parar por aqui. O debate dia 25 será um primeiro passo nesse caminho.

domingo, 21 de agosto de 2011

"Os Meninos da Rua Paulo" está entre os melhores livros que já li. Recomendo!


A infância parece ser a etapa mais leve e descompromissada da vida. Só parece. Na verdade, a infância é tão densa e conflituosa quanto a idade adulta – a literatura infanto-juvenil não se cansa de registrar isso.
Poucos livros serão tão belos e tão tristes como Os Meninos da Rua Paulo, do jornalista e escritor húngaro Ferenc Molnár (1878-1952), obra que encantou gerações em todo o mundo e que acaba de sair da lista de esgotados graças a novíssima reedição da Cosac Naify.
Escrito em 1907 e lançado no Brasil somente em 1952, o grande clássico infanto-juvenil, com tradução original de Paulo Rónai (1907-1992), ressurge enriquecido por notas explicativas e um posfácio de Nelson Ascher.

Li este livro  excepcional na adolescência. De tão bom, presenteei meu filho  João Pedro no seu aniversário. Quero que ele sinta a emoção de ler uma obra tão apaixonante que vai marcar sua vida, como marcou a minha.  E pode marcar a sua também! Leia. Obrigado Ferenc Molnár!

“Molnár descreve com paixão os problemas íntimos, as peripécias e reações comuns a todos os meninos e meninas que, em qualquer país, procuram espaço para o indispensável exercício do espírito lúdico”
  

sábado, 20 de agosto de 2011

Ferreirinha participa da reunião do Diretório Estadual do PT-RJ

Na manhã deste sábado, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, participou da reunião ordinária do Diretório Estadual do PT, no centro do Rio de Janeiro. Na pauta, informes sobre a situação de cada município, os preparativos para as eleições de 2012, no que tange a montagem da nominata de pré-candidatos a vereador e vereadora e também sobre as costuras para o cargo majoritário de prefeito. A participação do PT no governo do estado também estava na pauta.
No segundo ponto da pauta foi lido, discutido e aprovada uma Resolução onde o PT Estadual orienta as direções municipais a realizar encontros com os filiados e militantes para aprofundar a análise da situação de cada município, "visando a construção de uma plataforma política local, mobilizando e envolvendo a militância, dialogando prioritariamente com os movimentos sociais e demais forças de esquerda, protagonizando um esforço de elaboração política e participação que reforce nossa identidade de partido socialista e democrático."
  Seguindo orientação do Diretório Nacional do PT,  a Resolução prevê também uma atenção especial nas cidades com mais de 100 mil habitantes, pois o PT precisa trabalhar para aumentar o número de vereadoras e vereadores, bem como conquistar mais prefeituras, fortalecendo o partido para a disputa de 2014, sobretudo para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. "As mudanças implementadas no governo Lula e continuadas no governo Dilma não podem parar. Temos que eliminar a miséria e pobreza", disse Jorge Florêncio, presidente Estadual do PT.

Gabinete de Rua está de volta ao Calçadão de Nova Iguaçu




sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nova enquete do Blog do Ferreirinha


Depois de um longo inverno, está no ar mais uma enquete do Blog do Ferreirinha aí ao lado.

Na próxima semana, dia 25 de agosto, o vereador Ferreirinha realizará, na Câmara Municipal, o debate “Para onde vai o crescimento de Nova Iguaçu: Sustentabilidade e Qualidade de Vida”. Dessa forma queremos saber sua opinião sobre o tema.

A votação se encerra quinta-feira, às 16 horas.

Participe!

Amanhã tem show do Lulu Santos no Sesc-Nova Iguaçu

A rádio MPB FM vai promover mais um show imperdível! O cantor e compositor Lulu Santos apresenta seu novo show no Sesc Nova Iguaçu. Dia 20 de Agosto,  sábado, a partir das 22 horas. Os portões estarão abertos a partir das 19 horas.  Menores de 18 anos so poderao entrar com o responsavel legal. O artista vai mostrar clássicos e também canções consideradas lado B de sua carreira.

Ingressos a  R$ 40,00 poderão se comprados na bilheteria do SESC-Nova Iguaçu, que fica na Rua Dom Adriano Hipólyto, 10 - Bairro Moquetá. O telefone é: 2797-3001. Bom show!

Ferreirinha propõe criação da Semana de Conscientização e Preservação do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

Criado em 1998, o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu fica na Serra de Madureira e faz parte da APA do Gericinó-Medanha. Possui uma área de 1.100 hectares e sua altitude oscila entre 150m na entrada da unidade e 956m no marco sudoeste, próximo ao pico do Gericinó.

O Parque é um importante remanescente da Mata Atlântica onde se destacam vários exemplares da flora e da fauna da região.



Com o objetivo de contribuir para a conscientização e a preservação do Parque, bem como a divulgação deste patrimônio natural de Nova Iguaçu, o vereador Ferreirinha, apresentou Projeto de Lei criando a Semana de Conscientização e Preservação do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.

Pelo Projeto de Lei, a Semana será realizada na semana que constar a data de 21 de setembro, data em que se comemora o dia da árvore. Da programação constará a realização de conferências, exposições, rodas de leitura, exibição de filmes, dentre outras atividades a fim de promover e fomentar a defesa da biodiversidade do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.

Clique aqui e leia a íntegra do Projeto de Lei.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dilma: “O Brasil chegando onde houver um só brasileiro passando fome ou sede”.

Do Blog do Planalto



O Brasil sem Miséria é o país interio fazendo de fato a verdadeira faxina que precisa fazer, a faxina contra a pobreza extrema. A afirmação é da presidenta Dilma Rousseff, que participou nesta quinta-feira (18/8), em São Paulo (SP), da cerimônia de assinatura do termo de participação do Plano Brasil sem Miséria com os governadores do Sudeste.

Dilma Rousseff afirmou que poderia parecer uma contradição estar na região Sudeste, a mais rica do país mais rico da América Latina e um dos países mais promissores do mundo, dialogando sobre miséria. Entretanto, não é, lembrou a presidenta, ao fazer referência aos 16,2 milhões de brasileiros que vivem com menos de R$ 70 por mês, sendo 2,7 milhoes no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Naquela região 79% da população mais pobre vive em áreas urbanas, motivo pelo qual o governo federal, em parceria com estados e municípios, priorizou três frentes de atuação do Plano Brasil sem Miséria: localizar e cadastrar a população que ainda não recebe benefícios sociais; complementar o Bolsa Família e atuar na qualificação profissional e geração de emprego.

Para ler a íntegra da matéria clique aqui.


25ª Festa do Seminário Paulo VI - Comemoração do Jubileu de Prata

Dias 20 e 21 de agosto, sábado e domingo próximos, acontece a Festa de 25 anos de fundação do Seminário Paulo VI, a quem Dom Adriano chamou de "A Casa da Esperança".

No sábado, a festa inicia às 18 horas, com o Ofício das Comunidades e no domingo, o início será às 10 horas com a Santa Missa que será realizada no colégio IESA, localizado ao lado do seminário, e logo após teremos o almoço e o show de prêmios (o tradicional bingo).


Este ano a festa comemora o Jubileu de Prata do Seminário, que foi inaugurado em 03 de maio de 1986 por Dom Adriano Hypólito.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nova Iguaçu terá Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Programação
No domingo (21/08), abertura oficial na sede da APAE, à rua dos Antúrios 34 - Bairro Margaridas,  a partir das 16 horas.

Na segunda-feira (22/08), o Espaço Cultural Sylvio Monteiro abrirá as portas para receber as primeiras comemorações pela Semana. O dia será dedicado a atividades sociais especialmente  preparadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semctur).

Na terça-feira (23/08), os participantes poderão conferir diversos serviços gratuitos durante a  ação social promovida pela Secretaria de Assistência Social e Prevenção da Violência (Semaspv) na sede da APAE.

No dia 24, a Vila Olímpica receberá as crianças e os jovens portadores de necessidades especiais para participarem da 2ª Gincana da Apae.  O evento é um dos momentos mais importantes entre as comemorações pela Semana e será promovido em parceria pelas Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (Semel) e de Educação (Semed).  Ainda na quarta-feira, a Câmara Municipal homenageará destaques na atuação da causa dos deficientes entregando uma moção de aplausos para cada personalidade.

No dia seguinte, o público e a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência participarão de um Fórum de Debates. O encontro acontecerá no auditório Silvio Coelho, na sede do Sesi/Firjan.

Na sexta feira (26/08), o dia será de lazer para mais de 300 pessoas, que visitarão a Cidade das Crianças, em Santa Cruz. Já no sábado, o grupo passará a tarde no Unicirco, na Quinta da Boa Vista.

A Semana será encerrada no domingo (28/08), onde a tradicional feijoada será servida durante a apresentação de diversas atrações na Riosampa. Os ingressos já estão à venda. Outras informações pelo telefone 2695-9500.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Instituto Lula é criado e Lindberg integra diretoria como membro do Conselho


Reunidas em assembléia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente, acompanhado da ex-primeira dama Marisa Letícia, 38 pessoas referendaram o estatuto social da organização. O principal eixo de atuação do instituto será a cooperação do Brasil com a África e a América Latina, área em que Lula já vem atuando após a sua saída do governo.
“O ex-presidente Lula é uma pessoa que tem atitude, e essa atitude tem feito diferença no Brasil e talvez possa fazer diferença em outros lugares do mundo”, afirmou Paulo Okamotto, eleito diretor-presidente do novo instituto.
Lula será o presidente de honra da nova entidade. Na diretoria estarão Clara Ant, arquiteta e ex-deputada federal; Luiz Dulci, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República; José de Filippi Júnior, deputado federal; e Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos.
A entidade, suprapartidária, não terá fins lucrativos e será independente de estados, partidos políticos ou organizações religiosas. No seu estatuto social estão previstas atividades como a realização de congressos, debates, cursos, pesquisas e convênios, além da publicação de estudos e da manutenção e disponibilização do acervo de Lula.
Compartilhar experiências
De acordo com Lula, não é possível parar de trabalhar após ter atuado oito anos como presidente e de ter conseguido os resultados que obteve. “Fico pensando se é justo parar por aqui ou se devemos levar o acúmulo de experiência que adquirimos para ajudar outros lugares”, afirmou.
O exercício pleno da democracia e a inclusão social aliada ao desenvolvimento econômico estão entre as principais realizações do Governo Lula que o instituto pretende estimular em outros países.
“Em todos os debates que participo as pessoas querem saber o que nós fizemos para ter 40 milhões de pessoas ascendendo de classe social e para tirar 28 milhões de pessoas da miséria absoluta”, relatou o ex-presidente. “Está provado que um outro mundo é possível, e eu acho que se pode radicalizar mais e fazer mais coisas em menos tempo ainda”.

A estratégia que será adotada pelo instituto, segundo o ex-presidente, é de se aproximar dos outros países como parceiros, sem apresentar uma “cartilha” pronta. “Não podemos entrar na África de forma predatória, sem gerar emprego, sem gerar renda. Os brasileiros precisam ter um comportamento sadio, produtivo”, afirmou.
Memorial da Democracia
A construção de um museu para contar a história do Brasil a partir da experiência dos movimentos sociais também será uma tarefa do instituto. Com o nome de Memorial da Democracia, sua concepção deverá ser baseada no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Futebol.
Duas décadas de história
Durante a reunião, o economista Pedro Paulo Martoni Branco fez uma retrospectiva da trajetória do Instituto Cidadania, criado em 1990 por Lula em conjunto com acadêmicos, sindicalistas e participantes de movimentos sociais para atuar na elaboração de projetos e políticas públicas para o fortalecimento do Brasil.
A instituição foi o espaço onde Lula debateu e elaborou com toda a sociedade propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente em 2002. Entre outras realizações, o instituto promoveu, na década de 1990, o Governo Paralelo e as Caravanas da Cidadania.
No instituto também foram criados projetos que balizaram políticas públicas aplicadas pelo governo Lula. O Projeto Moradia inspirou a criação do Ministério das Cidades, do Conselho Nacional das Cidades e de programas habitacionais e de saneamento básico. O Projeto Segurança Pública deu fundamento ao Sistema Único de Segurança Pública, articulado pelo Ministério da Justiça. O Projeto Energia Elétrica concebeu as bases gerais do programa energético nacional.  O Projeto Reforma Política, apresentado à Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, forneceu subsídios valiosos para a proposta que tramita no Legislativo. O Projeto Fome Zero deu origem ao programa federal de segurança alimentar e combate à fome hoje distribuído por vários ministérios e aglutinado no Bolsa Família.
Veja a lista dos 38 sócios-fundadores do Instituto Lula:

Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia Lula da Silva, Alberto Ercílio Broch, Aloizio Mercadante Oliva, Arlindo Chinaglia, Artur Henrique da Silva Santos, Celso Amorin, Clara Ant, Devanir Ribeiro, Donizete Fernandes, Elisângela dos Santos Araújo, Flávio Jorge Rodrigues da Silva, Francisco Menezes, Franklin Martins, João Antônio Felício, José Alberto de Camargo, José de Filippi Jr, Juvândia Moreira, Lindbergh Farias, Luís Henrique da Silva, Luiz Soares Dulci, Márcia Helena Carvalho Lopes, Márcio Thomaz Bastos, Maria Victória Benevides, Marilena Chaui, Miguel Jorge, Nilcéa Freire, Ottoni Fernandes Jr, Paulo Tarciso Okamotto, Paulo Vanucchi, Pedro Paulo Martoni Branco, Roberto Teixeira, Rui Falcão, Sérgio Nobre, Sérgio Resende, Severine Macedo, Walfrido dos Mares Guia, e Wander Bueno do Prado.
(Fonte Instituto Lula)

Debate: Para onde vai o crescimento de Nova Iguaçu?



A Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha realizará, no próximo dia 25 de agosto (quinta-feira), a partir das 16 horas, no plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, o debate:

Para onde vai o crescimento de Nova Iguaçu?
Sustentabilidade e qualidade de vida

O objetivo do debate é discutir o crescimento da cidade ocorrido nos últimos dez anos, especialmente do centro da cidade, com novos prédios residenciais e comerciais. A falta de investimentos em abastecimento de água, de redes de esgoto, de ampliação na oferta de energia elétrica, propostas de melhoria para o trânsito e para o transporte coletivo e de ordenamento do uso do solo urbano são as principais preocupações para o encontro.

Serão expositores do debate:

Vicente Loureiro – Sub-Secretário Estadual de obras
José Rogério Bussinger Namen – Secretário Municipal da Cidade – Nova Iguaçu
Manoel Ricardo Simões – geógrafo e professor do IFRJ
Flavio Silva – Educador ambiental e Chefe da Reserva Biológica do Tinguá