terça-feira, 31 de maio de 2011

Parcerias comunitárias, abertura de novos mercados no exterior e controle da inflação

Do Blog do Planalto


A coluna Conversa com a Presidenta publicada nesta terça-feira (31/5), em dezenas de jornais e revistas no Brasil e no exterior, aborda temas como a parceria de associações de bairro ou comunitárias para pôr fim à fome e à miséria, a abertura de novos mercados para o setor agropecuário e o controle da inflação. A primeira questão veio de Arcoverde (PE). A aposentada Maria José Bezerra perguntou quais são ações de governo para acabar com a fome e a miséria. Leia mais.

Papo Rápido com Cosme Sigolis

Há cerca de um ano, Cosme Sigolis assumiu, pela segunda vez, o cargo de Conselheiro Tutelar na Região do Centro de Nova Iguaçu. Líder comunitário do bairro Caonze, Cosminho, como é conhecido, é um militante social aguerrido e inquieto. Já foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Caonze e é fundador do Grupo Ecológico Herdeiros da Natureza – GEHNat, organização não-governamental que atua na luta pela preservação ambiental. Nesta entrevista Cosme Sigolis fala dos desafios da atuação dos Conselhos Tutelares na cidade.

Após um ano como conselheiro tutelar, qual o seu balanço da atuação dos Conselhos Tutelares em Nova Iguaçu?

Os conselhos tutelares têm prestado um serviço impar, não só às crianças e adolescentes, de forma pontual, mas também ajudando para que os serviços de atenção básica não sejam paralisados, pois temos instituições de grande como NAV, SIABECA, PRONTONIL e outras que no meu entender cumprem papel formidável na garantia de direitos e precisam funcionar com eficácia.

Quais são os principais casos de violação de direitos que chegam até o conselho?

Abuso Sexual - principalmente é o que mais nos aflige. Confesso que é horrível quando recebemos, em quase todos os plantões, um ou dois casos de abuso sexual. É incrível que na maioria das vezes acontecem dentro do lar, envolvendo padrasto, avô etc - até mesmo pai e mãe. Agora, ao contrário do que poderia prever o senso comum, afeta qualquer classe social, ou seja, em todas as camadas sociais há incidente envolvendo abuso sexual.
 Rebeldia: - Há casos de rebeldia envolvendo adolescente de diversas formas e é difícil na sociedade liberal que vivemos hoje impor limites, pois hoje não existem mais "bailes de matinês" como antigamente. As casas de show funcionam na maioria das vezes nas altas horas com consumo liberado de bebidas alcoólicas aos adolescentes, aí quando os pais querem impor limites, provocam a revolta dos filhos.

As políticas públicas para a infância e adolescência na Cidade, tem sido suficiente para atender a demanda? Onde há mais carência?

Entendo que avançamos, mas acredito que precisamos avaliar a política implementada. Os Conselhos Tutelares, atualmente, são vinculados a Secretaria da Coordenadoria dos Conselhos, que é ligada a Secretaria Municipal de Governo, que é ligada ao Gabinete do Vice-Prefeito. Esse modelo está fadado à falência do sistema, só pode ficar engessado. Na cidade nem temos vice-prefeito e por outro lado, na maioria dos municípios, os Conselhos Tutelares são ligados à Secretario Municipal de Assistência Social ou diretamente ao Gabinete do Prefeito.  A infra-estrutura dos Conselhos também deveria ser melhor. Agora, um fato que alimenta nossa esperança é a predisposição da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que tem demonstrado na mídia que se dedicará prioritariamente formulando políticas que visem melhorar o aparato para o atendimento.

Uma das principais discussões na atualidade é a prática do bullying nas escolas. Qual o papel do Conselho Tutelar na prevenção e no combate a violência no cotidiano escolar?

A escola precisa trabalhar mais próxima ao Conselho Tutelar na solução dos casos de violência entre crianças ou adolescentes. Tais fatos devem ser comunicados imediata e primeiramente ao Conselho, para que se possam tomar as medidas necessárias para restabelecer os direitos violados. As medidas podem ser tanto para as vítimas, quanto para agressores e pais e responsáveis de ambos. Nossa missão também é desjudicializar, evitando amontoados de processos na justiça. Com o Estatuto, a aplicação das medidas é muito mais rápida.

Com relação à atuação como conselheiro tutelar o que lhe dá tristeza e o que lhe dá alegria?

Minha maior tristeza é o grande número de casos de abuso sexual contra crianças dentro do próprio lar. Especialmente por que, nesses casos nossa atuação é muito difícil, possui muitos obstáculos. Por outro lado, fico imensamente feliz quando concluímos um caso de forma satisfatória. É a certeza que a causa está sendo defendida.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vereador Ferreirinha promove debate sobre o bullying nas escolas

O vereador Ferreirinha, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, promoveu, na tarde da última quinta-feira (26 de maio), debate com o tema: Bullying: violência no cotidiano escolar.


Mais de 200 pessoas que participaram do debate, entre elas muitos profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular de ensino, dos municípios de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Rio de Janeiro, além de representantes de organizações sociais e das universidades Rural (campus Nova Iguaçu), Estácio, SUESC e UNIG acompanharam atentas a exposição sobre os temas levados por cinco profissionais em diferentes áreas.

O sociólogo Eduardo Francisco, responsável pelo Observatório de Violência de Nova Iguaçu, órgão vinculado à SEMASPV (Secretaria Municipal de Assistência Social e de Prevenção à Violência) expôs vários dados estatísticos relacionados à violência contra crianças e adolescentes em Nova Iguaçu.

A psicóloga e professora Jacira Lacerda, coordenadora do Programa de Ensino de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, falou sobre o projeto de Terapia Comunitária, desenvolvido no EJA com os jovens e sua importância na prevenção, conscientização e combate ao bullying.


A professora Suzana Gomes, diretora da Escola Municipal Vale do Tinguá fez um relato sobre o trabalho desenvolvido pela escola de conscientização sobre o bullying, bem como de valorização da diversidade.

A psicóloga Ana Leite, pesquisadora da UNIRIO fez uma exposição sobre uma pesquisa acadêmica coordenada por ela sobre o tema e também explicou os principais conceitos e as principais dúvidas sobre a ocorrência de bullying.


O Sargento Coutinho, responsável no 20º BPM pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) pode também explicar sobre o funcionamento do programa nas escolas públicas e particulares, bem como sua importância para a prevenção ao bullying.

Foi distribuída ao público presente a Cartilha “Bullying: Justiça nas escolas”, de autoria da psicóloga Ana Beatriz Barbosa Silva, produzida pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Para conhecer a cartilha clique aqui.



O público também recebeu cópia do Projeto de Lei 001/2011, de 05 de janeiro de 2011, de autoria do vereador Ferreirinha que trata sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao “bullying” escolar no projeto pedagógico elaborada pelas instituições de ensino públicas e particulares no município de Nova Iguaçu.

Segundo Ferreirinha, este foi o primeiro debate sobre o tema promovido pela Comissão. “Queremos, ao longo do ano, e ainda com a parceria da Secretaria de Educação, realizar outros debates nas Unidades Regionais de Governo, para toda a comunidade escolar”, afirmou o vereador.












quinta-feira, 26 de maio de 2011

PT instala comissão para fazer acompanhamento das eleições 2012

Do Site PT Nacional


O PT Nacional instalou nesta terça-feira (24), em São Paulo, a Comissão de Acompanhamento Eleitoral com vistas ao pleito de 2012.

A primeira tarefa da comissão será fazer um levantamento aprofundado dos resultados eleitorais de 2008 e 2010, com foco principal nas cidades com mais de 150 mil habitantes e naquelas que tem geradoras de TV.

Os resultados desse trabalho serão apresentados na próxima reunião do Diretório Nacional, marcada para 5 de agosto, e servirão de base para a definição da tática eleitoral e da política de alianças do partido.

Após o DN, o grupo passará a fazer o acompanhamento da conjuntura nos Estados. Segundo o presidente nacional do PT e coordenador da Comissão, deputado Rui Falcão, o objetivo maior da estratégia será o fortalecimento do partido em todo o país.

Fazem parte da Comissão as secretarias de Organização, Finanças, Geral, Mobilização, Comunicação e Assuntos Institucionais.

A Comissão também participará da reunião com todos os presidentes regionais do PT em Salvador (BA), no dia 3 de junho. Na pauta, Eleições 2012 e Reforma Política.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bullying será debatido na Câmara Municipal nesta quinta-feira

Ciclo de Debates

O mandato do vereador Ferreirinha, dando continuidade ao Ciclo de Debates, realiza, no próximo dia 26 de maio (quinta), o debate com o tema:




BULLYING: violência no cotidiano escolar

Expositores:
Ana Maria Alexandre Leite
psicóloga, pesquisadora da UNIRIO
Anderson Francisco
Observatório de Prevenção à Violência / SEMASPV
Suzana Gomes
Diretora da EM Vale do Tinguá
Jacira Lacerda
Programa Terapia Comunitária / SEMED

O debate terá início às 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, que fica na Rua Tertuliano de Melo, 38 - Centro - N.Iguaçu, próximo ao Shopping Square.
Os participantes receberão uma Cartilha sobre o tema.

Dilma suspende distribuição do "kit gay" após assistir vídeos

Depois de se reunir nesta quarta-feira (25) com deputados da chamada bancada religiosa, o governo decidiu suspender todas as produções que estavam sendo editadas pelos ministérios da Saúde e da Educação sobre a questão da homofobia. De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a presidenta Dilma Rousseff assistiu aos vídeos do chamado kit contra a homofobia e não gostou do tom das produções, por achá-los impróprios ao objetivo proposto.

“As mulheres ajudam o país a crescer e a gerar renda”, diz Luiz Barretto

Do Blog do Planalto

O diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barretto Filho, disse nesta quarta-feira (25/5), em entrevista ao programa Brasileiras, que a participação das mulheres empreendedoras no Brasil contribui para o crescimento do país. Segundo Barreto, no Brasil, 49 de cada 100 negócios de todos os empreendimentos da microempresa são capitaneados por mulheres.

Reserva Biológica do Tinguá completa 22 anos

O Chefe da Unidade Flávio Silva comanda a solenidade de aniversário

Um grande evento em comemoração ao aniversário da Reserva Biológica do Tinguá – ReBio Tinguá – foi realizado na segunda-feira passada, dia 23 de maio, em Fragoso, Miguel Pereira.

Durante as comemorações foram empossados os novos conselheiros consultivos da Reserva, para mandato de dois anos. “O conselho representa a participação da sociedade na gestão deste importante fragmento de Mata Atlântica”, afirmou Flavio Silva, Chefe da Reserva.

Servidores da Reserva Biológica do Tinguá
Flavio Silva aproveitou o evento para apresentar a nova Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Unidade e também agradeceu o empenho de todos os servidores que atuam na Reserva. “Estamos vivendo um bom momento para a Reserva e temos que aproveita-lo ao máximo. Conquistamos do Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Chico Mendes novos equipamentos, uma viatura L200 e melhores condições de gestão”, salientou Flavio.

O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas, chefes de serviços públicos, comandantes das áreas de segurança, representantes das Universidades, profissionais de combate aos crimes ambientais e de toda a sociedade civil. No termino da solenidade foi servido um delicioso coquetel, com comidinhas típicas da região. Uma grande confraternização dos atores responsáveis pela existência da Unidade.

Autoridades presentes e Conselheiros da Reserva
O vereador Ferreirinha, que esteve presente na solenidade, lembrou a importância da Reserva do Tinguá para a população da Baixada Fluminense como espaço de preservação ambiental e de pesquisa. “A reserva é um patrimônio que precisa de cuidados especiais, que somente serão possíveis com muita vontade política dos órgãos governamentais, do empenho e dedicação dos servidores que atuam na reserva e da fiscalização e acompanhamento constante das organizações da sociedade civil. Acreditamos que o amigo Flavio Silva, agora o novo Chefe da Reserva, devido sua larga experiência na temática ambiental, poderá reunir cada um desses elementos para bem da Reserva”, salientou o vereador.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Morre Abdias do Nascimento, militante do movimento negro

Do site Rede Brasil



São Paulo – Morreu na manhã desta terça-feira (24), no Rio de Janeiro, o escritor Abdias do Nascimento. Ele estava com 97 anos. Poeta, político, artista plástico, jornalista, ator e diretor teatral, Abdias foi ativista de destaque do movimento negro e pela defesa dos direitos dos afrodescendentes de todo o mundo.
Paulista de Franca, ele passava por complicações que o levaram ao internamento no último mês. Ainda não são conhecidas informações sobre o velório e o enterro do ativista.

Para conhecer um pouco mais sobre a vida de Abdias do Nascimento clique aqui.

Pr. Edgard Barreto Antunes - 44 anos de Ação Pastoral

O Pastor Edgard Barreto Antunes, pastor de uma das maiores igrejas batistas do Brasil, está completando, neste mês, 44 anos de labor pastoral evangélico. Há 33 anos pastoreia a Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu-RJ. Notável orador sacro, é um dos mais destacados líderes batistas do país, com uma vasta folha de serviços prestados nas áreas de evangelização, educação e serviço social em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, em igrejas que pastoreou interinamente e, por cinco anos, enquanto foi Secretário Geral da Convenção Batista Fluminense, entidade que reúne, hoje, mais de 1.400 igrejas, exceto aquelas sediadas na cidade do Rio de Janeiro. Sua juventude foi gasta no trabalho cristão. Foi sargento do Exército Brasileiro. Nesta condição, sentiu-se chamado para o trabalho pastoral. No Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no RJ, obteve o grau de Bacharel em Teologia, em 1968. Mais tarde também graduou-se em Matemática, Filosofia e  Direito. Foi ordenado ao Ministério Pastoral em 20 de maio de 1967, na Segunda Igreja Batista de Petrópolis, ali permanecendo por 12 anos. Desde 1º de janeiro de 1978 é o Pastor-Presidente da Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu, igreja que, patrocina durante este mês de maio, festividades alusivas aos 44 anos de Ministério Pastoral de seu grande obreiro. Em reconhecimento a sua liderança e aos relevantes serviços prestados a sociedade, o Pr. Edgard Barreto Antunes recebeu o Título de Cidadão Iguaçuano e também a Medalha de Mérito Comendador Soares, comendas que bem indicam o carinho e a gratidão do povo da Baixada a um de seus mais destacados benfeitores públicos na esfera religiosa. Parabéns e vida longa ao querido e estimado Pastor Edgard Barreto Antunes.

Papo Rápido com Maria Moreira

Ela é uma senhora, mãe de Adriana e avó de Marina e Daniela. Fosse isso, seria somente mais uma respeitável cidadã iguaçuana. Mas Maria Moreira é muito mais: ela é também uma das principais lideranças sociais de Nova Iguaçu. Na década de 1990 participou da fundação do Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava, sendo a primeira presidente. Anos mais tarde, assumiu a presidência da Associação de Moradores do bairro Rancho Fundo, dando origem a um dos principais trabalhos comunitário da região. Em 1997, liderou a implantação do Conselho Tutelar de Vila de Cava, sendo sua primeira presidente. Participou de dois encontros que marcaram sua história de vida: Em 1997, a convite do CECIP, participou do encontro do Comitê Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento – CCFD, realizado em Paris, França. Quatro anos depois, em 2001, foi uma das representantes da Diocese de Nova Iguaçu no 10º Encontro das CEBS, realizado em Ilhéus, Bahia.

Atualmente, Maria Moreira está Secretária adjunta da SEMASPV, onde coordena a realização de Ações Sociais da Prefeitura.

Você está na Secretaria de Assistência Social desde o início do governo Lindberg, atuando na realização de ações sociais. Qual a sua avaliação deste trabalho?

Este setor tem uma grande responsabilidade, porque além das Ações Sociais que implantamos desde março de 2005. Também encaminhamos os cidadãos e cidadãs, que nos procuram para expedição de documentos diversos, garantindo isenções de várias taxas, e ainda, devido nossa longa trajetória e experiência, buscamos orientar as pessoas nas mais diversas situações, especialmente as mulheres, sempre as mais vulneráveis.

O setor que você coordena concede a isenção de taxa para expedição de vários documentos. Quais são eles?

Concedemos isenção de taxa para 2ª via de certidão de nascimento, casamento, óbito, identidade. Além disso, concedemos também declaração do idoso para viagem interestadual, encaminhamos para sepultamento gratuito e casamento civil gratuito.




Além de coordenar este setor da SEMASPV, onde mais você atua?

Atualmente me desdobro em diversas frentes. Não consigo ficar parada, vendo as coisas por fazer. Tenho me dedicado aos conselhos municipais. Faço parte do Conselho Municipal de Assistencial Social, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, no qual sou a vice-presidente. E ainda participo de organizações da sociedade civil. Sou membro do Conselho Gestor do Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava, instituição que ajudei a fundar em 1990. Sou presidente da Associação de Moradores de Rancho Fundo e atuo em diversas frentes na Igreja Católica, tanto na Comunidade de São José Operário, em Rancho Fundo, quanto na Paróquia de São Sebastião de Vila de Cava.

Após tantos anos de militância sociais e comunitária e de atuação a frente de um importante órgão do governo municipal, quais são seus sonhos?

Nunca deixo de sonhar, por acreditar que não morremos quando perece o corpo físico, mas sim quando não sonhamos mais.
Meu principal sonho seria ver um mundo mais justo e igualitário. Onde o coletivo falasse mais alto, onde o “EU” fosse um mero acaso. Onde as pessoas fossem vistas pelo ser humano que é (imagem e semelhança de Deus) e não pelo status, dinheiro e poder. Que as crianças tivessem as mesmas oportunidades e pudessem escolher livremente o caminho a trilhar e que a sociedade atingisse a maturidade suficiente para não ser movida a politicagem e que acreditassem na Política verdadeira. Mas não sou inocente, para isso nosso País tem muitos avanços a fazer e para muitos não é interessante.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nova Iguaçu terá duas praças do programa Praças do PAC

O município de Nova Iguaçu está contemplado nesta primeira fase, com duas praças: uma em Nova Era e outra em Jardim Paraíso. Veja aqui a publicação do Diário Oficial da União com a relação dos municípios contemplados.



A praça de Nova Era será na rua Leocádio Melo e prevê a construção de duas edificações multiuso com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS. O projeto contempla ainda a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada em uma área de 3 mil metros quadrados.

A praça de Jardim Paraíso será na rua Saturno e prevê a construção de uma edificação multiuso com cineteatro de 120 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso, CRAS e vestiários. O projeto contempla também a construção de quadra de areia, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta poliesportiva, espaço para a terceira idade, anfiteatro, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada em uma área de 7 mil metros quadrados.

Em Brasília, governo divulga cronograma de obras das Praças do PAC



O governo federal apresentou nesta quinta-feira (19/5), na Sala Plínio Marcos, na Funarte, em Brasília, o cronograma para o início das obras das Praças dos Esportes e da Cultura – programa chamado inicialmente de Praças do PAC. As 361 prefeituras e o Distrito Federal terão 120 dias, para apresentar o projeto para a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela liberação dos recursos. Ao longo de quatro anos, serão construídas 800 praças no valor total de R$ 1,6 bilhão. Nessa primeira seleção, o valor previsto é de R$ 900 milhões, relativos a 401 praças. Leia matéria completa clicando aqui.

O projeto Praças de Educação e Cultura são equipamentos públicos multisetoriais, do Governo Federal, lançado ainda no Governo Lula, e terão ações nas áreas de esporte, cultura, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. Mais informações sobre o projeto no site www.pracasdopac.gov.br.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ciclo de Debates

O mandato do vereador Ferreirinha, dando continuidade ao Ciclo de Debates, realiza, no próximo dia 26 de maio (quinta), o debate com o tema:




BULLYING: violência no cotidiano escolar

Expositores:
Ana Maria Alexandre Leite
psicóloga, pesquisadora da UNIRIO
Anderson Francisco
Observatório de Prevenção à Violência / SEMASPV
Suzana Gomes
Diretora da EM Vale do Tinguá
Jacira Lacerda
Programa Terapia Comunitária / SEMED

O debate terá início às 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu.

Brasil gera mais de 270 mil empregos em abril, aponta Caged

Do Blog do Planalto

O Brasil criou 272.225 novas vagas de emprego com carteira assinada em abril de 2011, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta terça-feira (17/5) pelo Ministério. O resultado está acima da média dos últimos quatro anos, que ficou em torno de 250 mil empregos celetistas. Leia mais.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Papo Rápido: com Geraldo Bastos

Geraldo Bastos é militante do movimento social desde muito jovem. Participou da Pastoral Operária, na década de 1980. Na década de 1990, esteve a frente de um dos primeiros núcleos da Ação da Cidadania, fundou o primeiro Pré-Vestibular para Negros e Carentes de Nova Iguaçu e foi assessor do vereador Artur Messias. Atualmente é formado em Gestão de Recursos Humanos e é presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro de Nova Iguaçu.



Você é o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro de Nova Iguaçu, em seu primeiro mandato. O que é e quais os objetivos do conselho?

Apesar do COMDEDINE ter sido criado em 2005, somente em 2009 que a Secretaria de Governo, através da COPPIR realizou uma conferência para a composição deste conselho e só um ano depois (2010) é que foi eleita a sua primeira Diretoria Executiva, onde eu fui eleito Presidente do COMDEDINE.
O Conselho é uma espécie de guardião da integridade e direitos dos negros, é onde averiguada uma violação contra a população negra, ele entra em ação para a defesa e a promoção da igualdade de condições para esta população. Mas não ficamos parados esperando uma denúncia, durante o nosso Mandato fizemos debates, audiências, denúncia, reuniões e reivindicações. O conselho é onde discutimos políticas públicas de educação, saúde, assistência social entre outras que visam valorizar e criar condições dignas para os afro-brasileiros, sobretudo na luta contra o racismo e contra a discriminação. 

Qual a composição do conselho? Os membros governamentais e não-governamentais?

O Conselho atualmente é composto de quinze entidades, sendo nove não governamentais e seis governamentais.
Os membros governamentais são as secretarias de: educação, trabalho, saúde, governo, cultura e coppir.
Já os membros não governamentais são GESTAR– Grupo de Estudo e Ação Racial, o qual represento, o CENTRO SOCIAL INZO RIA, a COMUNIDADE ASSISTENCIAL CHICO MENDES, a Casa Raiz do Benguê Ngola Djanga Ria Matamba, o CENTRO CULTURAL DOM BOSCO, o CENTRO DE DIREITOS HUMANOS DOM ADRIANO HIPÓLITO, o MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO, o TERREIRO RAIZ e o Grupo 28 de Junho.

Sabemos que a atuação dos conselhos municipais não tem sido uma prioridade nos municípios da Baixada. Quais as dificuldades e desafios você tem enfrentado a frente do COMDEDINE?

A nossa luta é muito antiga na formação de movimentos sociais que busquem promover políticas públicas e fiscalizar o Pode Executivo. Uma das dificuldades é discutir política de promoção de igualdade de direitos fora do processo eleitoral. Acabado o processo eleitoral há um esvaziamento nestas discussões, porém o preconceito, o racismo a realidade da população negra não dorme, está aí e precisam ser enfrentadas no dia a dia.
Os conselhos que possuem estrutura mínima de funcionamento são aqueles que o executivo depende deles para repasse de verbas e para aprovação dos convênios, como os Conselhos de: saúde, educação, assistência social, este conselhos têm outras dificuldades nas suas lutas, mas o Conselho do Negro está em seu primeiro Mandato e sua principal luta é buscar o reconhecimento social e tornar as políticas públicas para a população negra elemento transversal entre todas as secretarias.

Quais foram as principais ações do Conselho?

Eu sou o primeiro presidente do COMDEDINE em Nova Iguaçu, a eleição foi um processo difícil e logo neste período uma das ações foi unificar ações de sensibilização sobre a importância do COMDEDINE na construção de um projeto para a cidade. Depois tivemos atuação voltada para que a COPPIR não fosse extinta, em audiência com a Prefeita Sheila Gama no ano passado ela nos reiterou o compromisso com a sua manutenção.

Estivemos atuante no caso do Merendeiro Moiséis que foi discriminado pela Câmara Municipal, fizemos a denúncia inclusive na imprensa, abaixo assinado e junto com nosso apoio o processo contra a Câmara está sendo vitorioso.
Através do nosso convite, recebemos em Nova Iguaçu o Professor Keith Jennings membro do National Democratic Institute, de Washington D.C. Ele foi Diretor da Anistia Internacional, na Capital norte-americana e membro Diretor da Human Rigths, de Atlanta(Georgia), além de Professor da Georgetown University.  Que fez uma palestra “Direitos Humanos – Racismo e Juventude “para vários convidados ficando a possibilidade de desdobramentos para um intercâmbio de educação e cultura entre Nova Iguaçu (Brasil) e Atlanta (EUA)
Neste primeiro momento foram importantes as ações do COMDEDINE para dar visibilidade política ao conselho.
Hoje o COMDEDINE é uma realidade em Nova Iguaçu e certamente irá se firmar como um instrumento social de colaboração na construção de uma cidade mais humana. O importante é sensibilizar a sociedade contra o racismo, como disse o Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando e se aprendemos a odiar, também podemos aprender a amar”.