segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dia 7 de janeiro começam as inscrições para o SiSU

O SiSU – Sistema de Seleção Unificada – é a instrumento do Ministério da Educação que distribui vagas nas universidades federais pela nota do Enem.

Este ano estão participando 95 instituições de ensino superior, com 3.327 cursos e 108.552 vagas.


As inscrições estarão abertas a partir do dia 7 de janeiro e vão até 12 de janeiro, mas os estudantes poderão, a partir de hoje conferir quais são as instituições, os cursos e quantitativo de vagas, através do site do SiSU.


Em Nova Iguaçu, duas instituições oferecem 12 cursos e 452 vagas. Confira abaixo:


Curso
Grau / turno
Nº de vagas
CEFET
Nova Iguaçu
Santa Rita
Engenharia de Contro de Automação
Bacharelado / noturno
36
Engenharia de Produção
Bacharelado / noturno
36
UFRRJ
Instituto Multidisciplinar
Campus
Nova Iguaçu
Administração
Bacharelado/ noturno
45
História
Licenciatura/ noturno
40
Ciências Econômicas
Bacharelado/ noturno
45
Pedagogia
Licenciatura/ noturno
40
Turismo
Bacharelado/ noturno
40
Letras – Português
Licenciatura / matutino
25
Letras – Espanhol
Licenciatura / matutino
25
Direito
Bacharelado/ noturno
45
Ciência da Computação
Bacharelado / Vespertino
30
Matemática
Licenciatura e bacharelado / noturno
45


Veja abaixo um guia com os passos e datas para concorrer a uma vaga do SiSu:

07 de janeiro – Cadastro – a partir da 0h atualize seus dados no sistema e escolha até dois cursos e suas respectivas universidades, na ordem de preferência. Somente, poderão participar os estudantes que participaram do Enem em 2011. 
Para se inscrever, entre no site do SiSU e informe o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Quem não souber a senha, pode recuperá-la pelo site do Enem.

Cefet - Nova Iguaçu - Santa Rita
08 de janeiro – Divulgação das notas de corte – mesmo inscrito, você pode mudar suas opções para ter mais chances. As notas de corte serão divulgadas diariamente.
Nota de corte é a menor nota dentro do número de vagas no respectivo curso e universidade. 
Ex. em um determinado curso com 30 vagas, a última vaga é ocupada por um estudante com nota 600. Portanto, esta é a nota de corte. Você somente acessa uma vaga neste curso caso tenha nota superior a 600. Uma nota 599, ficaria em 31º lugar e não estaria dentro do número de vagas.

12 de janeiro – Útima chance de inscrição – o último registro salvo no sistema será considerado válido para a disputa de vagas.

15 de janeiro – Resultados – Os primeiros aprovados serão divulgados pelo portal do Sisu, nas instituições e na Central de Atendimento do MEC – fone: 0800-616161.

UFRRJ - Nova Iguaçu
19 e 20 de janeiro – Matrículas – Se você foi chamado em 1º opção, não terá novas chances. Se passou na 2ª, fique atento porque continua concorrendo às vagas da primeira opção.

26 de janeiro – Última chamada – as vagas não preenchidas na primeira convocação voltam à disputa. Os próximos da fila (por nota) serão chamados.

30 e 31 de janeiro – Matrículas – Não perca o último prazo de matrícula nas instituições.

26 de janeiro à 01 de fevereiro – Declaração de interesse – quem ainda quiser concorrer a possíveis vagas precisa preencher o formulário disponível no site do Sisu para confirmar o interesse em participar da lista de espera. As instituições vão convocar os candidatos segundo critérios próprios.

04 de fevereiro – Confirmação – os estudantes que declararam interesse em continuar na disputa de possíveis vagas deverão aparecer na lista que será divulgada pelo MEC. As instituições terão até março para lançar as matrículas dos novos convocados no sistema.

Fonte: Portal iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário