terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Comissão de Educação da ALERJ e da Câmara Municipal realizam audiência pública em Nova Iguaçu

Cerca de 100 pessoas participaram, na manhã de ontem de audiência pública promovida pela Comissão de Educação da ALERJ, presidida pelo deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), e a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo vereador Ferreirinha (PT), no auditório do Instituto de Educação Rangel Pestana, no centro de Nova Iguaçu.

O objetivo da audiência era tratar do problema gerado com a transferência de estudantes do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental do Instituto de Educação Rangel Pestana para a rede municipal de ensino e promover o entendimento entre as mães das crianças afetadas e as secretarias de educação do Estado e do município de Nova Iguaçu.

Segundo Ferreirinha, as mães dos estudantes do IERP estão insatisfeitas com a transferência para a rede municipal devido, principalmente, por terem tomado conhecimento da medida apenas na segunda quinzena de novembro, quando buscaram apoio na Comissão de Educação da Câmara Municipal, e também porque seus filhos estão plenamente adaptados ao ensino e à atual escola.

O deputado Comte Bittencourt fez uma breve explicação sobre o processo de municipalização do Estado e afirmou discordar do posicionamento da Secretaria Estadual de Educação em encerrar as atividades do primeiro seguimento no IERP.

As representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Coordenadoria da Região Metropolitana I fizeram um relato do processo entre a secretaria estadual e a secretaria municipal de educação, que possibilitou a transferência dos alunos das escolas estaduais para a rede municipal de ensino.

Por sua vez a representante da secretaria municipal de Nova Iguaçu informou que a rede possui condições de atender todos os estudantes especiais do IERP e que a secretaria esta viabilizando uma turma, que ficará na EM Monteiro Lobato para atender os estudantes deficientes auditivos.

Ao final do encontro o vereador Ferreirinha fez um apelo às representantes da secretaria de educação, no sentido de atender o pleito das mães dos estudantes do Rangel Pestana, permitindo que os mesmo completem o primeiro seguimento do ensino fundamental no Instituto. De acordo com o vereador a Comissão de Educação irá enviar ofício com a referida solicitação ao Secretário Estadual de Educação Wilson Risolia e ao Governador Sérgio Cabral.



3 comentários:

  1. A alegação de que o Ensino Fundamental é de responsabilidade exclusiva dos municípios não tem amparo legal. Ela apenas reflete a intenção do Estado em fugir de suas responsabilidades com o Ensino Fundamental. A Constituição Federal, A LDB e a EC 14, reafirmam que Estados e municípios tem responsabilidades com este nível de ensino, admitindo-se, contudo, formas de colaboração entre Estados e Municípios, de modo a assegurar a universalização do ensino fundamental obrigatório.
    Portanto, o que o Estado quer é transferir para o município de Nova Iguaçu a responsabilidade exclusiva com o ensino fundamental. No entanto, entendo que esta municipalização só é possível com o aceite do município, através de Termo de Convênio assinado entre as partes, não existindo a possibilidade deste processo acontecer apenas pela vontade política do Estado. A Secretaria de Educação e o Executivo Municipal não podem aceitar esta decisão autoritária do estado e de forma unilateral.
    Infelizmente fomos pegos de surpresa, pois um tema tão importante e que envolve aspectos financeiros, estruturais, pedagógicos e o bem estar dos alunos e responsáveis, deveria ser discutido com todos, em audiências públicas, para decidir se queremos ou não a municipalização do Ensino Fundamental. É preciso envolver os vereadores neste processo, pois entendo a necessidade de que tal Convênio tenha a autorização da Câmara de Vereadores. Parabenizo o vereador Ferreirinha pela bela iniciativa. Não vamos permitir a municipalização do Ensino Fundamental sem um amplo debate com a sociedade!

    ResponderExcluir
  2. FORA RISOLIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não consigo entender como esse Secretario de Educação continua . Tenho muita pena de nossos alunos. Será que nossos politicos estão com o rabo preso com esse senhor?
    Faça alguma coisa.............................

    ResponderExcluir