terça-feira, 1 de novembro de 2011

Papo Rápido com Regina Oliveira

Regina Oliveira é enfermeira de duas unidades em Nova Iguaçu: trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Corações e trabalha também na Unidade Estratégia de Saúde da Família no bairro Dom Bosco. Lá, dentre suas diversas atribuições realiza excelente trabalho de acompanhamento às gestantes do bairro e é sobre este atendimento que ela conversou com o Blog do Ferreirinha.

O pré-natal é o acompanhamento que todas as gestantes devem fazer, com o objetivo de prevenir problemas sejam com a mãe ou com o bebê. Qual o balanço deste programa no PSF Dom Bosco?

Apesar das dificuldades o balanço é positivo. Hoje acompanhamos mais de cem gestantes, no sistema do Ministério da Saúde (Sisprenatal) aparecemos em sétimo lugar em todo município.

O que o PSF Dom Bosco oferece às gestantes?

Alem da garantia das consultas, conforme o protocolo do Ministério da Saúde, contamos com a colaboração da equipe envolvida para que todas as gestantes sejam acolhidas.

Além do pré-natal, o que mais a gestante deve fazer para ter uma gestação tranqüila?

Procurar qualidade de vida. Orientamos quanto a prática de exercícios físicos leves, alimentação adequada e terapia ocupacional.

Sabemos que no sistema público de saúde existe muita dificuldade, seja de exames, internação, ou mesmo de consultas especializadas. Como você tem lidado com essas dificuldades em relação ao programa de pré-natal?

Procuramos parcerias com unidades hospitalares próxima para garantir a realização de exames de avaliação obstétricas quando necessários e damos prioridades para consultas especializadas.

Você recomendaria às enfermeiras recém-formadas trabalhar em uma unidade do Programa Estratégia de Saúde da Família?

Aconselho, pois a estratégia da saúde da família precisa de profissionais com perfil para essa função. Considero a única forma de resolver a superlotação nos hospitais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário