segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O otimismo do povo e a era Lula

No início de outubro a revista Época publicou reportagem comparando duas pesquisas realizadas, sob encomenda da própria revista, tratando das expectativas do povo brasileiro. As duas pesquisas são idênticas porém realizadas em períodos distintos: uma em 1998 e a outra no mês de agosto deste ano.
As pesquisas revelam um lado otimista do povo brasileiro com a vida e o futuro. Entretanto, duas situações me chamaram a atenção na reportagem: a primeira diz respeito exatamente ao otimismo: as pessoas entrevistadas acreditam que suas vidas melhoraram nos últimos anos (cerca de 75% dos entrevistados) e que a vida dos filhos será melhor.
A pesquisa constata que a vida do povo brasileiro melhorou com o governo Lula. As políticas possibilitaram crescimento econômico com distribuição de riqueza, principalmente através da geração de emprego e com a recuperação do poder aquisitivo do salário mínimo (cerca de 50% em oito anos).
Com emprego e uma sensação de segurança, pois não há ameaça de se perder o emprego, trabalhadoras e trabalhadores investem na vida: reformam a casa, financiam um carro, viajam com a família, pagam cursos para os filhos ou realizam uma festa de aniversário.
Mas consumo, seja de bens ou serviços, produz mais riqueza e mais empregos. É ciclo virtuoso da economia. O PT e Lula afirmaram, durante anos, que para a economia brasileira crescer era necessário investir em povo. Agora ficou provado.
Por outro lado, a pesquisa também aponta aquilo que seria motivo de dor de cabeça para a população. Em 1998 o desemprego era a principal preocupação da população. Na pesquisa realizada este ano, este tema sequer apareceu, confirmando assim a sensação de segurança no emprego.
No entanto, a pesquisa deste ano revela que, a principal preocupação da população é a saúde seguida da segurança pública. Portanto, esses temas merecem nossa atenção redobrada. Mas esse é assunto para os próximos artigos.
Um abraço. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário