segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ferreirinha fala sobre Economia, Orçamento e Desenvolvimento Econômico aos pré-candidatos do PCdoB, em Nova Iguaçu

Economia, Orçamento e Desenvolvimento Econômico, foi o tema da palestra desenvolvida hoje pela manhã para os pré-candidatos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Nova Iguaçu. 

Convidado pelo vereador Fernando Cid,  presidente municipal da agremiação, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), dissertou  sobre O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ferreirinha apresentou os também os tributos que compõem a receita tributária do município, como o IPTU, o ITBI, o ISS, as Taxas, Contribuição de Melhoria e a Dívida Ativa Tributária, mostrando ainda os números da arrecadação nos anos de 2008 e 2009. 

As receitas de transferências como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o ITR (Imposto sobre a propriedade Territorial Rural), também foram objeto de análise e revelação dos valores repassados ao município. Os números revelam que Nova Iguaçu arrecada mais com ISS (Imposto sobre Serviços) e recebe mais repasses de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o que mostra a vocação inequívoca da cidade para o setor de comércio e serviços, devendo merecer um olhar especial daqueles querem uma cidade mais desenvolvida e geradora de emprego e renda.

A plateia estava lotada. Além dos pretensos candidatos a vereador e vereadora, o cantor e ex-candidato a senador Waguinho, também participou do debate, fazendo inclusive várias perguntas e considerações, demostrando grande interesse pelo tema discutido. Waguinho tem pretensão ao cargo majoritário municipal.

Parabéns a direção do PCdoB pela louvável iniciativa e pela a maturidade política de convidar o vereador Ferreirinha para partilhar um pouco da sua experiência à frente da Secretaria Municipal de Economia e Finanças de Nova Iguaçu, ocupada por ele em 2009/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário