terça-feira, 8 de novembro de 2011

Em Nova Iguaçu, campanha popular trouxe universidade federal

Ainda sobre a postagem anterior, vale ressaltar que parte do aumento das vagas nas universidades federais estão em Nova Iguaçu, com o Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atendendo, atualmente mais de 3 mil estudantes em cursos de graduação, extensão e pós-graduação.

O Campus da Universidade Rural em Nova Iguaçu é fruto de uma campanha popular, iniciada pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, em 2001/2003, que conseguiu cerca de 100 mil assinaturas em um abaixo assinado entregue ao presidente Lula e ao ministro da Educação, reivindicando a implantação de uma universidade federal na cidade.

Ferreirinha coleta assinaturas no calçadão de N.Iguaçu, em 2003
Em 2005, o governo federal liberou recursos financeiros para a construção do campus e iniciou as atividades da Universidade Rural em Nova Iguaçu, inicialmente  sediada no Centro de Direitos Humanos da Diocese e depois na Escola Municipal Monteiro Lobato.

Atualmente o Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu funciona num prédio próprio, na Avenida Governador Roberto Silveira, próximo ao Corpo de Bombeiros, no bairro Aero Clube e tem oito cursos: Administração, Direito, Economia, Pedagogia, Letras, História, Matemática e Turismo.

Um comentário:

  1. Ferreirinha, quem te escreve é a Fatinha, comadre e filha de Pe.Agostinho lembra? Pois é estou muito preocupada com a nossa cidade de Nova Iguaçu, pois até agora não se organizou para sediar a Conferencia da Criança e do Adolescente, visto que esta mesma Cidade sediou um Encontro Internacional de Educação, desse jeito politicamente ´´e muito ruim para N.Iguaçu, dá a impressão que não fizeram o dever de casa, sem pactuar a Prioridade Absoluta da CF artigo 227.
    Sabendo do seu compromisso vim te expor e pedir para que você converse com a Prefeita e estamos nos colocando para ajudar o CDH e A PASTORAL. Ainda não abrimos para o poder judiciário esta situação pois acreditamos que será possível ainda realizar. um grande abraço com admiração e com muita saudade do nosso pai, no qual tenho certeza que iria mexer esta história.
    Fatinha

    MOBILIZAÇÃO PARA A

    CONFERENCIA REGIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA BAIXADA FLUMINENSE


    PREZADOS E PREZADAS

    A CONFERENCIA ACONTECERÁ NO DIA 20 DE DEZEMBRO DE 2011 - HORARIO DAS 8H AS 18H, NO TEATRO MUNICIPAL DA ESCOLA METODISTA, SITUADO NA RUA VEREADOR MARINHO HEMETERIO DE OLIVEIRA S/N - VILA PACAEMBU - QUEIMADOS - RJ.

    ESSA CONFERENCIA TERÁ COMO OBJETIVO GERAL: MOBILIZAR O SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS E A POPULAÇÃO EM GERAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DA POLITICA NACIONAL E O PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


    DIANTE DISSO, SOLICITAMOS QUE OS MUNICIPIOS MOBILIZEM E CONVIDEM 6 (seis) JOVENS DE CADA MUNICIPIO PARA PARTICIPAR DA CONFERENCIA.

    OBS: LEMBRANDO QUE OS REPRESENTANTES QUE SAIREM DELEGADOS NAS CONFERENCIAS MUNICIPAIS, NÃO PODERÃO FALTAR A CONFERENCIA REGIONAL DA BAIXADA FLUMINENSE, CASO ISSO OCORRA, SERÁ SUBSTITUIDO PELO SUPLENTE PRESENTE NA CONFERENCIA REGIONAL DA BAIXADA FLUMINENSE.

    AVISO:
    OS MUNICIPIOS QUE AINDA NÃO FIZERAM A SUA CONFERENCIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, AINDA HÁ TEMPO PARA FAZER, POIS O CEDCA PRORROGOU O PRAZO PARA ATÉ O DIA 15 DE DEZEMBRO.
    É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS OS MUNICIPIOS DA NOSSA BAIXADA ESTEJAM ENGAJADOS NESSA TEMATICA: CRIANÇA E ADOLESCENTE.

    DUVIDAS E ESCLARECIMENTOS ATRAVES DO E-MAIL DA REDE CRIANÇA BAIXADA: redecrianca.baixada@gmail.com, pois a Rede é a responsavel pela organização e execução dessa Conferencia.

    ResponderExcluir