quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Debate discutiu os desafios da escola e da educação pública

Ontem, cerca de 150 pessoas participaram do debate “A Escola está sozinha?”, promovido pelo vereador Ferreirinha, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, encerrando o Ciclo de Debates/2011.

Os expositores trataram de diversos temas ligados ao papel da escola na sociedade, bem como suas dificuldades e desafios.

Geraldo Bastos, do Observatório de Assistência Social da SEMASPV, apresentou dados de uma pesquisa em andamento no Observatório sobre licença médica dos servidores municipais. Os dados apontam que mais de 80% dos servidores que pediram licença em 2010, são professores da rede municipal de educação.














A professora Odenize Monteiro, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Educação, representando a Secretária Sandra Gusmão destacou a importância de alguns programas cujo objetivo é buscar maior participação da comunidade nos assuntos da escola e citou o exemplo do Programa Escola Aberta, iniciativa do Ministério da Educação que realiza atividades, na escola, nos finais de semana, cujo público alvo são as famílias vizinhas da escola.














A secretária de Educação do Município de Mesquita, professora Fátima de Souza, expôs brevemente sobre as experiências da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, onde está a frente desde 2005. Abordou, ainda, os principais obstáculos e desafios da escola e da educação públicas, especialmente a participação da comunidade, a valorização do profissional de educação e as mudanças na legislação, citando o exemplo da Lei de Responsabilidade Educacional que tramita no Congresso Nacional.














Várias pessoas presentes ao debate fizeram perguntas e observações. Falaram as professoras Leila e Lidiane e o professor Carlos Henrique do SEPE iguaçuano, o professor Romário, a professora Elaine e a professora da Universidade Rural Marília Campos, representantes do Fórum de Educação no Campo, o Sr. Alcyr Maiony, Diretor de Educação do MAB, o Secretário Adjunto da SEMASPV, Jurandi Ferreira e o Chefe da ReBio Tinguá, Flavio Silva.

Diversos alunos do Colégio Estadual Arruda Negreiros e do Instituto de Educação Rangel Pestana, participaram do debate e fizeram perguntas por escrito, que foram lidas pelo mediador, vereador Ferreirinha. Destaca-se também a grande presença de membros do Movimento Baixada Literária.

Ao final do debate, o vereador Ferreirinha realizou sorteio de livros entre os participantes.

















3 comentários:

  1. EDUCAÇÃO PÚBLICA E O MAB:

    Parabenizo Excelentíssimo Vereador Carlos Ferreira pela iniciativa e organização deste importante evento, representando a Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu – MAB, que foi gentilmente convidada a participar, e coube a mim, ALCY MAIHONI RODRIGUES, estar presente, sendo porta voz de todas as Associações de Moradores deste município e poder contribuir de alguma forma, para os primeiros passos em direção a melhora da nossa educação publica, tema este que é uma das atribuições do MAB, logo não poderia deixar de estar presente, mesmo porque, atuo como Conselheiro de Educação e sei das mazelas por que passa as nossas Escolas, alunos e professores.

    FAZER PERGUNTAS E OBSERVAÇÕES COM FALAS DE 3 MINUTOS e EXPOSITORES TER QUE RESPONDEREM EM 10 MINUTOS É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL. Porem, frisando isto, faço não como crítica, muito pelo contrário a semente plantada por V.Exa. nestas poucas horas, visando despertar consciências é muito positivo e cada família, escola e sociedade tem que aproveitar o máximo esses minutos, pois a verdade é que não podemos perder mais tempo e cada minuto é essencial nesta luta.
    Todos nós possuímos a nossa mea culpa neste processo de degeneração por que passa o ensino. Todos nós da plenária sabíamos que o tempo era diminuto, por isto minha indagação sobre a realização da Conferencia Municipal de Educação foi oportuna é uma lembrança que não pode ser negligenciado pela sociedade civil, é na Conferencia que teremos maior tempo para se discutir e debater de fato os caminhos que queremos e desejamos que a escola deve seguir. Minha presença ontem, não focava debater ou criticar e sim informar o que ocorre HOJE nos 03 (três) conselhos municipais ligados a educação: CACS/FUNDEB, CAE E CME a importância de cada um deles e das responsabilidades de todos os conselheiros. Existe graves erros nestes conselhos que devem para o bem da educação ser corrigidos. O tempo de discurso passou, estamos no tempo de agir.
    Os 3 minutos cedidos (agradeço por isto), não permitiram discorrer claramente como deveria, porem farei uma matéria posteriormente utilizando o blog do MAB: educamab.blogspot.com dando conhecimento à população de alguns pontos que devem ser reformulados e corrigidos pela SEMED/PREFEITURA e conto com o apoio da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DESTA CÂMARA.

    Para finalizar, transcrevo um fragmento do 1º discurso da Presidente Dilma na ocasião de posse, é para vocês conselheiros do: CACS/FUNDEB, CAE, leiam e reflitam.

    “Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. Serei rígida na defesa do interesse público em todos os níveis de meu governo. Os órgãos de controle e de fiscalização trabalharão com meu respaldo, sem jamais perseguir adversários ou proteger amigos”.

    Diretor de Educação do MAB
    Coordenador do Fórum Popular Educação
    Conselheiro Municipal de Educação N. Iguaçu

    ResponderExcluir
  2. Não pude participar desta reunião por motivos, pessoais mas a iniciativa de voce organizar este debate e dar voz ao povo pra colocar suas opniões é muito importante,seria legal organizar mais vezes este tipo de debate. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Concordo, o espaço aberto para discussão com a comunidade é fundamental na conquista diária pela cidadania. Uma conquista que jamais poderá ignorar a educação. Há muito por fazer, há muito por debater.

    ResponderExcluir