sábado, 12 de novembro de 2011

Ato "Contra a Injustiça - Em Defesa do Rio" reuniu cerca de 150 mil pessoas. Que tal um "Ato Contra a Injustiça - Em Defesa da Baixada" ?

Aconteceu anteontem no centro do Rio, o ato em defesa da permanência da atual política de distribuição dos royalties do petróleo aos estados produtores. Rio e Espírito Santo fizeram grande mobilização popular. Cerca de 180 mil pessoas participaram dos dois atos. Municípios da  Baixada Fluminense, em especial Nova Iguaçu, marcaram boa presença. As classes política e artística estavam lá. Foi uma grande manifestação. Eu estava lá no meio, somando, dando força, contribuindo, em defesa do Rio.

Ao olhar aquela multidão, as faixas, os cartazes, minha cabeça não saía da Baixada, de Nova Iguaçu e pensava:
"Poderíamos fazer um ato semelhante: 'Contra a Injustiça - Em Defesa da Baixada'". Vejamos os motivos:


1. Água: Embora do Rio Guandu esteja aqui na Baixada, ele abastece 85% do município do Rio e falta água na Baixada, sobretudo em Nova Iguaçu,  nos bairros de Austin, Cacuia, Rodilândia, Vila de Cava, Adrianópolis, Cobrex, Esplanada, Caonze, e muitos outros.

2. Saneamento Básico: Pesquisa divulgada recentemente revelou que, dos 10 municípios com piores índices de saneamento (tratamento de esgoto e asfalto) do Brasil, quatro estão na Baixada: Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti e Nova Iguaçu.  E olha que o Brasil tem 5.564 municípios!

3. Segurança Pública: É o caos total na Baixada. O 20º BPM que fica em Mesquita, tem 580 policiais para tomar conta de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, que juntos tem 585 Km2 e somam 1 milhão e 200 mil habitantes. A relação é de um policial para cada 2 mil moradores. O recomendado é um policial para cada grupo de 250 habitantes.

4. Transporte: É duro a vida de quem trabalha no município do Rio e depende de ônibus, trem, vans. O transporte é caro e insuficiente para atender a demanda de passageiros. Leva-se, em média, duas horas e meia dentro da condução. Metrô para a Barra já está em andamento. Para a Baixada, que possui quase 4 milhões de habitantes, nem pensar...

5. Saúde: Único hospital de referência da região, o Hospital da Posse não consegue dar conta da demanda. Não há vagas, não tem leitos suficientes para atender toda a região. Pacientes ficam em macas pelos corredores. Precisamos de mais hospitais, mais UPAs 24 horas, melhorar a gestão nos postos de saúde para atender melhor a população. Investir em saúde preventiva: acabar com valas à céu aberto, levar água potável a todas as casas, estimular a prática de ginástica nos bairros, cuidar da saúde bucal da população, entre outras medidas também é uma necessidade.

6. Educação: Os números do IDEB de 2009,  revelou o desempenho da Educação (ensino fundamental)  nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Mostrou os 10 melhores e os 10 piores. Entre os dez melhores, nenhum município da Baixada. Entre os dez piores cinco: Japeri, Belford Roxo, São João de Meriti, Queimados e Magé. 

Mobilização: Será que a gente conseguiria juntar as classes política e artística da região, os sindicatos, organizações sociais, para um grande ato?. Quem sabe até apareceriam por aqui àqueles que receberam grandes votações nas eleições passadas e nunca mais vieram por aqui: Wagner Montes, Pedro Augusto, os irmãos Picciani, entre outros para dar uma força?

É grande a dívida social com a Baixada. Um grande injustiça.  Taí a proposta. O que você acha?

4 comentários:

  1. Quando começamos a convocação, para o "Ato contra a Injustiça - .....)
    Colocar 150 mil pessoas, com artifícios de pontos facultativos nas cidades (92) do estado do Rio de Janeiro> Obrigando funcionários públicos, bocas, bocãos e boquinhias, a comparecerem ao ato contra a vontade dos convocados, é fácil.
    Quanto foi pago aos artista que compareceram ao ato do rio.
    Não pude comparecer ao ato da capital, por estar em "resguardo" de uma cirurgia em uma de minhas vista.
    Sobre o evento da baixada é excelente.

    ResponderExcluir
  2. não fui porque concordo com a divizão dos royalti do petroleo com todos os estados não so com 3 por isto não fui

    ResponderExcluir
  3. Concordo para faz metrô para a Barra, eles fazem rapidinho, até inventando. agora pra Baixada, cadê? A Via Light não saiu do papel, enquanto a TransOeste, já tá ficando pronta.

    ResponderExcluir
  4. Ferreira, pode começar a montar.
    Estamos juntos acredito que pode dar certo para chamarmos mas atenção para a baixada e principalmente para Nova Iguaçu.

    Vamos a LUTA. Pode contar comigo.

    ResponderExcluir