segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Propostas para melhorar a segurança pública em Nova Iguaçu

Como parte do Ciclo de Debates que o nosso mandato promove mensalmente, realizamos na última quinta-feira, o debate “Segurança Pública e os desafios para Nova Iguaçu”. Este é um tema que vem ganhando destaque nos últimos anos devido a elevação do sentimento de insegurança em nossa cidade.

É verdade que a questão da segurança pública não está sob   a responsabilidade formal dos municípios, ou seja, das Prefeituras e Câmaras de Vereadores, estando sob a alçada dos governos estadual e federal. Mas o Poder Público local não pode ficar ausente da discussão e da busca de soluções. Afinal as pessoas não moram no estado ou na União. As pessoas moram na cidade.

Todo especialista em segurança pública afirma que no âmbito municipal as ações podem ser planejadas com a participação da comunidade, trabalhando o levantamento de dados  para prevenir a violência. No entanto, esse esforço será inócuo quando as ações propriamente de segurança são falhas ou mal implementadas.


Em Nova Iguaçu temos uma situação bastante difícil: o efetivo policial do 20º BPM é insuficiente para dar conta de uma população como a nossa, tendo uma relação cidadão/policial totalmente inadequada. É um policial para cada 2 mil habitantes, quando em locais, como a Zona Sul do Rio, a relação é de 1 policial para cada 300 habitantes. As delegacias de policia civil estão concentradas no centro da cidade – Centro-Nova Iguaçu, Comendador Soares e Posse – deixando as regiões da periferia, tais como Vila de Cava, Cabuçu, Km 32 ou Austin – sem atendimento para o registro de ocorrências. 


Não há como negar ainda que, apesar de corretas, a implantação das UPPs no município do Rio de Janeiro tem produzido, em contrapartida, um efeito muito negativo para a Baixada, com a vinda de marginais expurgados das áreas pacificadas, fato já admitido publicamente pelo  próprio Secretário Estadual de Segurança.

Frente a essa realidade, ao final do debate, surgiram algumas propostas que, em parceria, iremos realizar: a) Promover uma campanha pela construção de um Batalhão de Polícia Militar em Nova Iguaçu; b) A elaboração de um plano municipal de segurança pública, em conjunto com o conselho municipal de segurança pública; c) Buscar uma audiência com o Secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame;  e d) Propor a criação de uma Guarda Municipal.


2 comentários:

  1. CARO VEREADOR FERREIRINHA, GOSTARIA DE FAZER UMA PROPOSTA ,PARA QUE NAO SO O CONSELHO DE SEGURANÇA MUNICIPAL ,MAIS TAMBEM O COMUNITARIO FIZE-SE PARTE DESTA REUNIAO JUNTO COM AS LIDERANÇAS DE COMUNIDADE ,POIS SE FOR CHAMAR SO O CONSEG E EMPRESARIOS, TENHO CERTEZA PELO O QUE JA PRESENSEIO NAS REUNIOES DO CONSEG ,A FALTA DE RESPONSABILIDADE DE ALGUNS CONSELHEIROS QUE FORAM ELEITOS SO PARA TER ESTATUS ,POIS A MAIORIA NAO PARTICIPAM DAS REUNIOES MENSAIS,AI ESTAO ENVOLVIDOS EMPRESARIOS E LIDERANÇAS E A PROPRIA PREFEITURA VISTO QUE NEM NA AUDIENCIA A SRA,PREFEITA APARECEU ,NO CONSEG TENHO PRESENCIADO O GRANDE ESFORÇO DAS LIDERANÇAS DA LUCIENE E DO JAYME NO INTUITO DE LEVAR O CONSEG PARA FRENTE,ENTAO ACHO QUE ESTA PROPOSTA DO QUAL O SR TEM MOSTRADO COM BASTANTE EMPENHO JUNTO COM OUTROS VEREADORES COMO O FERNANDO CID,NAO SE PODE DESCARTAR NINGUEM , TEM QUE UNIR O MAXIMO POSSIVEL DE PESSOAS COMPROMETIDAS COM A CAUSA ,TEM QUE HAVER ESSA UNIAO,POIS FOI UMA FALTA DE RESPEITO MUITO GRANDE,, SABER QUE HAVERIA ESTA REUNIAO DA CAMARA E QUE MUITOS DOS VEREADORES NAO ESTAVAM PRESENTES ,ESSA NAO E UMA ATITUDE CORRETA DE UM VEREADOR NOVA IGUAÇU NAO MERECE ISSO ,PENSA BEM VEREADOR E PODE CONTAR COMIGO POIS EU ESTAREI DE OLHO E FAREI QUESTAO DE PARTICIPAR DE TODAS AS REUNIOES ABERTAS ,POIS EU SEI DO EMPENHO DO SR ,PELA CAUSA MAIS ESTA PROPOSTA SO IRA PARA FRENTE ,QUANDO TODOS FOREM COMPLOMETIDOS COM A CAUSA , ESTAREI DE OLHO COMO O SR ,JA ME CONHECE, UM ABRAÇO VEREADOR FERREIRINHA E SE DEPENDER PODE CONTAR COMIGO,ADSUMUS

    ResponderExcluir
  2. Caro Ferreira concordo com o amigo Adriano Naval e pode contar tambem comigo no que precisar.Um grande abraço.

    ResponderExcluir