terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pré-debate virtual: “A Escola está sozinha?”


A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo vereador Ferreirinha promove no próximo dia 10 de novembro o debate: 


“A Escola está sozinha?
O papel do professor, da sociedade e da família no processo educacional”.

Porém antes do debate queremos fazer aqui um PRÉ-DEBATE VIRTUAL.

Responda nos comentários a pergunta título do debate: A Escola está sozinha?
Queremos saber a sua opinião.
As respostas serão sistematizadas e apresentadas no início do debate, colaborando com as discussões.

Portanto, participe!

2 comentários:

  1. Caro Ferrerinha, saudações ambientais!
    Tenho andado essa Baixada Fluminense, convivendo com o ambiente de algumas escolas, uma grande diversidade de grupos, que refletem em ações bastantes diferenciadas.
    Mas sem dúvida, a gestão gerencial e sua visão, investimentos, propostas, forma democrática ou não de gestão, planejamento, cumprimento da legislação educacional e níveis de pagamento de seus funcionários, fazem o plano de fundo da escola.
    Eu lhe pergunto, como que sua comissão e a câmara de uma forma geral analisa as gestões educacionais?
    Um corpo desequilibrado, tem dificuldade de equilibrar outros corpos, assim, a pirâmide cai. Todos vão ao chão, e o espetáculo fira tragédia.
    Em média, o que vejo, são estruturas físicas dads escolas caóticas, completamentes inadequadas, limitações para adequação da escola às suas comunidades escolares, deixando gestores das unidades pressionados e professores angustiados...todos adaptam-se aos processos.
    É uma questão de gerencia geral, da Secretaria com o Gabinete do Prefeito. Os níveis constitucionais, normalmente, no rigor, não são cumprindos, havendo manipulações nos dados contábeis para a efetivação destes índices. Mas só eles são necessários? Em nosso município acontece como? COmo que a comissão de educação pode contribuir para a informação desses dados?
    Nosso PPA prevê que ações? As leis DOA e LOA cumprem estas determinações? Que indicaddores estão sendo utilizados para que reflitam esta preocupação da pergunta proferida?
    Minha contribuição para este espaço de debate, que por si, já me agrada.
    Parabéns pela atividade.
    Que vida a educação emancipadora, nutriente para a cidadania.
    Sem mais,
    José Arnaldo A. Oliveira
    Ambientalista

    ResponderExcluir
  2. Não! A escola não está sozinha.

    Com relação ao aspecto de mobilizações em prol da escola, na busca por melhorias, aperfeiçoamento visando um modelo pedagógico melhor, mais adequado a realidade cotidiana de cada unidade escolar se faz necessário, relembrarmos e parabenizar a luta e atuação dos nobres Delegados, participantes que foram até o DF e dados positivos da recente Conferência Nacional de Educação – CONAE/2010, que entre outros, o Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar em numero de congressistas (140), atrais de Minas Gerais (166) e São Paulo (323).

    A Sociedade Civil que grita, pelos 10% do PIB e 50% do Pré-sal, a ser posto na Educação. Isso sim, é afirmar que a escola não está só, nesta seara. Alem disto, possuímos aqui em nosso município, três grandes ferramentas importantíssimas que lamentavelmente, não tem o valor que deveria ter e que está na Lei, falo dos nossos Conselhos: CME, CAE e CACS/FUNDEB, espaços abertos de controle social de caráter democrático, participativo, fiscalizador, onde todas as questões pertinentes a EDUCAÇÃO são postas a mesa. Fortalecer estes espaços é obrigação. É dever.

    A crise no modelo pedagógico é conhecida por todos, causada nada mais, nada menos, pela completa ineficiência do Estado cujos efeitos nocivos, paulatinamente resvalam na escola, que por sua vez não consegue resolver, o gravíssimo problema de déficit de aprendizagem, onde assim vergonhosamente condena nossas crianças a um futuro não promissor.

    Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu
    Coordenador

    ResponderExcluir