sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Padre Agostinho Pretto é sepultado no Jardim da Saudade. Uma multidão foi prestar a última homenagem

Muita gente compareceu na tarde desta sexta-feira ao cemitério Jardim da Saudade em Mesquita para dar o último adeus ao Padre Agostinho Pretto, falecido na tarde do dia 06/10, vítima de um infarto, na sua própria casa, no bairro Vila Nova, em Nova Iguaçu. Ele também lutava contra um câncer na garganta.
O corpo foi velado durante toda a noite na Igreja São José Operário, onde Agostinho era pároco.
Parentes, amigos, pessoas ligadas ao movimento popular, sindicalistas,  políticos e religiosos compareceram para prestar homenagem na missa de corpo presente que teve início às 15 horas, rezada por Dom Luciano Bergamin, ao lado de Dom Waldir Calheiros, bispo emérito de Volta Redonda e de muitos padres, diáconos e leigos. A Diocese participou em peso, demonstrando todo o prestígio e consideração ao querido Padre Agostinho. Pe. Armindo Cattelan, representou a Arquidiocese de Porto Alegre (RS).
Membros da JOC - Juventude Operária Católica e da PO - Pastoral Operária também vieram de todo canto do Brasil se despedir daquele que foi o grande colaborador e organizador desses movimentos.
O comparecimento de religiosos das Igrejas Presbiteriana, Metodista, Batista e da Assembléia de Deus, revelava  a dimensão ecumênica da atuação de Pe. Agostinho. A presença de políticos de diversos partidos mostrou também o quanto Padre Agostinho era respeitado e admirado.
Representando a Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, trouxe uma palavra de reconhecimento à luta e a coragem de Pe. Agostinho. "Muitas coisas boas que estão acontecendo hoje no Brasil:  Pró-Uni, Bolsa-Família, PAC, a saída de muita gente da pobreza, tem a ver com a luta do Pe. Agostinho", disse o ministro.
Estavam presentes também o senador Lindberg Farias (PT), o deputado federal Nelson Bornier (PMDB), os deputados estaduais Robson Leite e Inês Pandeló (PT), o prefeito de Mesquita Artur Messias (PT), os vereadores de Nova Iguaçu: Ferreirinha (PT), Fernando Cid (PCdoB), Marcos Fernandes (PRB) e Professora Marli (PT). Tafarel (PT), de Mesquita, Jacoginho (PT), de Belford Roxo e Padre Adelar (PT), ex-presidente da Câmara de São João de Meriti. Dirigentes partidários: Jorge Florêncio (Presidente Estadual do PT-RJ), Alexandre Brito (Presidente PT-Nova Iguaçu), Maurilio Manteiga (Presidente PSDB-Nova Iguaçu) e Alberto Cantalice, membro da direção nacional do PT.
A ausência da prefeita Sheila Gama (PDT) foi muito comentada e criticada.
O sepultamento se deu às 17h, sob forte e demorado  aplausos da multidão que compareceu a cemitério Jardim da Saudade.
Obrigado, Padre Agostinho.
Você estará com a gente, sempre!

4 comentários:

  1. caro vereador NOVA IGUAÇU ESTA EM LUTO POIS SE FOI UMA IMPORTANTE LIDERANÇA DA BAIXADA ,NAO PUDE INFELIZMENTE ESTAR PRESENTE MAIS FIQUEI MUITO FELIZ DE NOSSAS LIDERANÇAS ESTAREM PRESENTE NESSE MOMENTO DE DOR,VAI COM DEUS PADRE AGOSTINHO PRETTO E QUE O SR ONDE ESTIVER CONTINUE ,A OLHA POR NOSSO POVO SOFRIDO ,E CARO VEREADOR NOS ULTIMOS ACONTECIMENTOS EM NOVA IGUAÇU,PARECE QUE A NOSSA PREFEITA ESTA SEMPRE AUSENTE ,SE NAO VEJAMOS AS ULTIMAS AUDIENCIAS NA CAMARA ELA NAO ESTEVE ,NAS AUDIENCIA ONDE ELA TINHA QUE ESTAR PARA DEFENDER NOVA IGUAÇU A ULTIMA NA FIRJAN PARA DEFENDER NOVA IGUAÇU SOBRE A APA DO ALTO DO IGUASSU. ELA NAO ESTEVE ,ESTIVERAM OS COMPANHEIROS DE LUTA NO QUAL EU TIVE MUITO ORGULHO DE SER MORADOR DE NOVA IGUAÇU NO CASO DOS AMIGOS COSMINHO ,O VEREADOR FERNANDO CID ,ALCY MALHONI,GYLWONEYKE,MAX DA UBEM ,ALEXANDRE GUERRA E DEMAIS COMPANHEIROS MAIS A PREFEITA NAO ESTAVA INFELIZMENTE ,PARECE NOBRE AMIGO VEREADOR FERREIRINHA QUE NOVA IGUAÇU ESTA AS MIL MARAVILHAS ,MAIS VEREADOR 2012 ESTAR AI E NOSSO POVO SABERA DAR A RESPOSTA FIQUE COM DEUS VEREADOR E CONTINUE NA LUTAR POR NOVA IGUAÇU UM ABRAÇO E ADSUMUS

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO! Padre Agostinho Pretto.
    Faço de inicio este agradecimento e meu sentimento de pesar em nome do Movimento de Amigos de Bairro – MAB, não tive o privilégio de conhecê-lo, mas estudando a sua trajetória numa época difícil (regime militar), dentro dos movimentos sociais que ocasionou a existência do próprio MAB, tomo conhecimento das inúmeras lutas, sacrifícios e castigos que vieram a ocorrer em prol da população menos favorecidas juntamente com Dom Adriano Hypólito. Nós trabalhadores de última hora, que pensamos mais no coletivo e menos no nosso “eu”, temos muito a caminhar,reavaliar muitos dos nossos conceitos, aprender constantemente com as obras deixadas por estas individualidades sagradas.

    Morador Iguaçuano.

    ResponderExcluir
  3. Com muita emoção que leio essa noticia sobre a partida de Pe. Agostinho, antes de tudo devo deixar claro que me alegro pelo fato de ver como a mobilização envolvendo a sua morte esteve a altura de sua importância, devo destacar ainda que sua militância foi sempre marcada pelo compromisso de justiça e humanidade.
    Foi impressionante conhecê-lo e vê-lo ainda com um olhar otimista sobre a sociedade.
    Vivas a esse guerreiro!!!!
    Abner Sótenos.

    ResponderExcluir
  4. Caro padre Agostinho, sò com a sua passagem vim sabendo da sua existencia. Desculpas!
    Agora sei que mais um meu irmão que botava anel de tucum como eu està na Gloria de Deus!
    Viva padre Agostinho!
    Com carinho
    Alèx Grecchi
    26842 Caselle Landi (LO)
    Itália

    ResponderExcluir