sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ferreirinha visita Escola Municipal Capistrano de Abreu, no Bairro Vila Nova

Em visita ontem à Escola Municipal Capistrano de Abreu, no bairro Vila Nova, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura, conheceu as obras de construção do auditório e da nova biblioteca da escola.
A professora Rosaura, diretora da escola falou das principais atividades da unidade e do almoço que será realizado em novembro para arrecadar recursos cuja finalidade é a conclusão das obras do auditório e da biblioteca.
Ferreirinha afirmou que este mês o tema do Ciclo de Debates será educação e convidou as professoras a participarem.
Ferreirinha lembrou também da importância da Escola Capistrano de Abreu participar do debate devido ao excelente desempenho da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, com a nota 5,2.
O IDEB é um instrumento de avaliação da educação básica no Brasil criado pelo Ministério da Educação. Baseia-se nos dados da Prova Brasil e nos índices de aprovação. Em 2009, última aferição, a média nacional foi 4,6 e a média em Nova Iguaçu 3,8.








2 comentários:

  1. Toda vez que me deparo sobre a questão do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e vejo congratulações e destaques sobre escolas que conseguem pontuação abaixo de 6, no caso desta 5,2 que indica que a escola NÃO TEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, vem à mente, aquela máxima esportiva, acompanhada de tapinha nas costas: “Tudo bem! Não importa ganhar, o que vale é competir”. NÃO!!! Eu, não acho um excelente desempenho da escola, a não ser que tivesse alcançado a meta proposta. Acho ainda, que o município deveria se mobilizar apoiando aquele projeto de lei, que ora esta tramitando na câmara de deputados de tornar OBRIGATÓRIO que as escolas divulguem, seja no portão de entrada, no mural, enfim em local de ampla visibilidade os resultados do IDEB, assim posto, justifico que a boa transparência iria quebrar com essa inércia educacional, pois o indicador (ideb), é pouco conhecido. Maior parte dos pais tem baixa escolaridade e se dão satisfeitos pelo simples fato de seus filhos estarem numa sala de aula, seja qual for a escola. Esta medida com absoluta certeza irá estimular o engajamento das famílias, dos alunos, professores e toda a comunidade canalizando a melhora da qualidade do ensino.

    Membro do Conselho Municipal de Educação de N.Iguaçu.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA ESCOLA DIVULGA O IDEB,E ESTAMOS TRABALHANDO CADA VEZ MAIS PARA CHEGARMOS A META DE UMA ESCOLA DE QUALIDADE,MAS FICAMOS FELIZES QUANDO VEMOS O FRUTO DE NOSSO TRABALHO,UMA ESCOLA INTEIRA COMPROMETIDA COM A EDUCAÇÃO APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES DE UMA ESCOLA PÚBLICA.

    ResponderExcluir