quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Falta de Saneamento é gravíssimo no Brasil. No RJ o problema maior está na Baixada

O IBGE está divulgando dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) feito em 2008 e do Atlas do Saneamento 2011, realizado nos 5.564 municípios do Brasil. Deste total, 2.945 municípios, ou seja, 44,8% ainda não contavam com rede coletora de esgoto. O Brasil ficou cerca de 20 anos sem fazer qualquer investimento em saneamento. Embora atualmente o investimento seja três vezes maior do que se investia no ano de 2001, os R$ 7,5 bilhões por ano ainda é muito pouco para resolver o problema do saneamento nos municípios brasileiros. Neste ritmo, só no ano de 2060 a situação se regulariza, diz o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

No Rio, o problema maior é na Baixada
Segundo o Altas do IBGE, das dez piores cidades do Brasil com problema de saneamento, quatro estão na Baixada: Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias e São João de Meriti (veja a reportagem no final). Na região composta de 13 municípios, há somente uma estação de tratamento de esgoto, a de Sarapuí, em Belford Roxo. Cerca de 70% do esgoto não tratado é despejado na Baía de Guanabara, diz a urbanista Rossana Tavares, da FASE.

Água, outro problema grave na Baixada
O Rio Guandu, localizado entre Nova Iguaçu e Seropédica, abastece 75% da Baixada e 85% do município do Rio. Mas a falta do abastecimento de água atinge em cheio os municípios da região. Em Nova Iguaçu, bairros como Austin, Adrianópolis, Vila de Cava, Cacuia, Rodilândia, Cobrex, por exemplo sofrem com falta d'água. 

Falta água, mas desperdício é grande
Chama também a atenção o desperdício de água em razão da precária rede da tubulação, com vazamentos e ligações clandestinas. Segundo o Atlas, 60% das cidades com mais de 100 mil habitantes perdem de 20 a 50% do precioso líquido. Isto só pode ser evitado com investimento pesado no setor. O índice aceitável é de 15% no Brasil.



3 comentários:

  1. FALTA ENVESTIMENTO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA URG DE VILA DE CAVA

    ResponderExcluir
  2. Tentei, colocar um comentário sobre o problema de abastecimento de água, na urg de vila de cava, mais fui bloqueado.
    giamonami@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE O ABASTECIMENTO DA ÁGUA NA BAIXADA É MUITO GRAVE.
    NA URG DE VILA DE CAVA, A REPRESA DO REI DOM JOÃO SEXTO, NÃO SUPRE MAIS AS NECESSIDADES DOS HABITANTES DO BAIRRO DE SANTA RITA E OUTROS DA URG, MAIS DISTANTE. NOS ÚTIMOS, OUVE UM CRESCIMENTO POPULACIONAL MUITO GRANTE E A CEDADE NUNCA MAIS FEZ ENVESTIMENTOS NA REGIÃO. COM A INSTALAÇÃO DO ARCO METROPOLITANO A REGIÃO DARA UM NOVO SALTO POPULACIONAL.
    NA DECADA DOS ANOS SETENTA, FOI A PRIMEIRA INSTALAÇÃO DE UMA ADUTORA DE 150 ML - PELA CEDADE.REGIÃO DE SANTA RITA
    NA DECADA DOS ANOS OITENTA, FOI INSTALADA UMA SEGUNDA ADUTORA DE 300 ML, PARA LEVAS AGUÁ PARA O BAIRRO DO CORUMBÁ. BENEFICIANDO OS MORADORES POR ONDE ELA PASSOU
    GIAMONAMI@GMAIL.COM

    ResponderExcluir