sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estudantes visitam a Câmara Municipal de Nova Iguaçu e vivem um dia de vereador no Projeto "Educar é Lei".


Ferreirinha fala aos estudantes
Desde maio deste ano, o projeto ‘A Escola no Legislativo Iguaçuano – Educar é Lei’, uma idealização da Mesa Diretora e desenvolvido pelos funcionários da Câmara, já recebeu mais de 2 mil estudantes das redes pública e particular do município. Às terças e quintas, os alunos vivem um dia de vereador: discutem e votam projetos, falam sobre as questões da sua escola, do seu bairro, reivindicam melhorias, num exercício pleno de cidadania. Além de serem os atores principais na simulação de uma sessão plenária, eles participam de palestras sobre a história de Nova Iguaçu, sobre a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre o papel dos vereadores. A visitação termina com a ida à galeria dos ex-presidentes e ao painel histórico-cultural.

O projeto se destina a estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Em 2012, a pedido de vários professores, será estendido ao ensino universitário. Para Alexandre Rangel, docente do Colégio Estadual Francisco Assumpção, ‘A Escola no Legislativo Iguaçuano’ tem funcionado “como uma oportunidade de mostrar que existe vida fora da realidade escolar, e que cada aluno é parte de tudo o que acontece em sua cidade. Isso desenvolve o senso crítico e motiva ações”, afirma.

O agendamento de visitas para o próximo ano - para 2011 não há mais vagas - já está aberto e pode ser feito pelos telefones 2667-1281, 2667-4124, 2667-2409 e 2667-2169.


Nenhum comentário:

Postar um comentário