segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O PT e o avanço da democracia

O PT é o partido político mais inovador da política brasileira quando o assunto é democracia interna. Já no seu nascimento trouxe a composição partilhada da direção partidária entre as muitas forças políticas que compunham o partido e, também, a formação e discussão política entre os militantes nos núcleos de base.

Depois vieram a participação mínima de 30% de mulheres na composição da direção – muito antes do TSE adotar a medida para as eleições proporcionais –, as prévias para escolher candidatos aos cargos majoritários e a eleição direta para direção partidária em todos os níveis, inclusive do presidente nacional, ambos – prévia e eleição direta – com a participação de todos os filiados.

No 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores que começou na sexta e encerrou-se ontem, dia 4 de setembro, onde participei com delegado do PT iguaçuano, o partido voltou a inovar, adotando medidas que certamente irão oxigenar a democracia interna partidária, fazendo o PT um partido ainda mais forte e com ampla participação de seus militantes.

Nos três dias de encontro aprovamos um novo estatuto para o partido. Vale informar que a proposta de novo estatuto foi debatida, em todo o Brasil, por mais de seis meses. O novo estatuto tem, então, quatro medidas inovadoras e importantes: criamos a participação mínima de 20% de jovens em qualquer instância partidária, igualamos a participação de homens e mulheres nas direções: agora qualquer instância deverá ter metade de mulheres e metade de homens. Além disso, instituímos um curso de formação política para aqueles que desejam filiar-se ao PT, pois é necessário que estes conheçam o estatuto, os princípios e as regras do partido antes de filiarem-se.

A democracia interna do Partido dos Trabalhadores tem sido, ao longo desses 31 anos de fundação, um instrumento fundamental para o fortalecimento do PT frente aos inúmeros desafios, consolidando o 13 como o principal partido político do Brasil. Em nosso próximo desafio, as eleições municipais de 2012, cujo objetivo, conforme definido também no Congresso deste final de semana, é o crescimento da legenda em todo o país, a força da militância com ampla participação nas decisões, será o diferencial para conquistarmos uma grande vitória para prefeituras e câmaras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário