sábado, 3 de setembro de 2011

Ferreirinha encaminha pedido de obras de recuperação das Quadras de Grama Sintética

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, protocolou na Câmara Municipal a Indicação Legislativa de nº 172/2011, que solicita a prefeita Sheila Gama a realização de obras emergenciais de manutenção e recuperação das quadras de grama sintética do município que estão em completo estado de degradação, oferecendo constante e iminente perigo a seus usuários.

Ferreirinha verifica estado da quadra do Pombal
Ferreirinha visitou e fotografou cinco quadras: duas localizadas na Via Light (próximas ao Pólo Gastronômico e ao Viaduto Dom Adriano Hipólito/Extra), do Campo do Almir (Pombal-Conjunto Tertuliano Potiguara), da Praça dos Cajueiros (no bairro Vila Nova) e a quadra na Praça Hilton Sales, que fica no bairro Vila São Teodoro/Caioaba.

Na justificativa, Ferreirinha sustenta que o estado de degradação das quadras de esporte põe em risco a saúde dos usuários, pois o carpete soltou e os buracos podem provocar acidentes. "A obra passou a ser caso de emergência. Não vamos esperar acontecer um acidente grave para agir", disse Ferreirinha.

quadra na Via Light, próximo ao Pólo Gastronômico
Defendendo a proposta da Tribuna da Câmara, Ferreirinha lembrou que no final do ano passado solicitou, através da Indicação de nº 146/2010, a manutenção das quadras. Esta indicação foi, inclusive, discutida com o Secretário Municipal da Cidade, José Rogério Bussinger, que se comprometeu em solucionar o problema. “Passado oito meses, o estado das quadras somente fez piorar. Se não for possível ao Poder Executivo fazer rapidamente as obras, então que tome alguma outra medida, a fim de prevenir acidentes. Inclusive que não descarte a possibilidade de interdição das quadras”, enfatizou o vereador.

quadra na Praça dos Cajueiros - Vila Nova
Quadra na Via Light, próximo ao Viaduto Dom Adriano Hipólito/Extra





2 comentários:

  1. Olá Ferreira,

    Por falar em praças, não sei quando esse trabalho vai chegar onde moro. Entre os anos de 2005 e 2007 (não me lembro bem!) cheguei a ver na Prefeitura o projeto arquitetônico da “Praça de Todos os Santos”, inclusive com maquete feita. Só que até hoje nada aconteceu!!!!
    Só para lembrar, o Parque Todos os Santos é um loteamento pertencente ao bairro Lagoinha na Unidade Regional de Governo de Cabuçu, situado no Km 15,5 (conhecido com Km 39) da Antiga Estrada Rio-São Paulo, na divisa com o município de Seropédica. O loteamento surgiu há mais de cinquenta anos, sem nenhum planejamento e sem nenhuma legislação que disciplinasse a ocupação do solo, por isso foi vendido sem nenhuma terraplanagem, constituindo num lugar de morros naturais, que apesar das dificuldades de saneamento ambiental, apresenta uma bela paisagem. Nesses anos, o loteamento é um dos mais abandonados da cidade, há muitos anos não vemos nem mesmo um trabalho emergencial de arruamento, com máquinas e saibro, por exemplo.
    Em relação à Praça, no ano de 1998, o loteamento foi contemplado com o projeto de construção de quadras de esporte da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro – Suderj, que, aproveitando-se de uma área pública existente no bairro instalou equipamentos básicos para o funcionamento da praça de esportes, a saber: alambrado, brinquedos e holofotes, que, atualmente, pelo próprio desgaste do tempo e pela falta de reformas, praticamente não existe mais.
    Para um funcionamento ideal, são necessários alguns serviços complementares, tais como: construção de alambrado, construção de uma quadra poliesportiva, com piso à base de cimento (quem sabe com as famosas gramas sintéticas!!!!); execução de muros de contenção em volta da praça; construção de vestiários; construção de uma rampa para prática de skate, brinquedos, entre outros.

    ResponderExcluir
  2. Na praça dos Cajueiros a quadra está em estado lastimável. Existe um projeto de Educação Física para a terceira idade e é preocupante porque algum idoso pode durante as atividades físicas levar um tombo ou torcer o pé numa quadra naquelas condições.

    ResponderExcluir