terça-feira, 23 de agosto de 2011

Papo Rápido com Irmã Magdalena Brokamp

Irmã da Caridade da Santa Cruz nascida na Alemanha, Magdalena Brokamp é a fundadora da Associação Casa da Solidariedade (ACASO), instituição que acolhe pessoas de rua em Nova Iguaçu. Irma Madalena veio para o Brasil em 1972 e está em Nova Iguaçu desde 1998.

A Casa da Solidariedade existe há 10 anos e atende moradores de rua em Nova Iguaçu. Como veio esse despertar para o trabalho com população de rua?


Enquanto trabalhava nas Paróquias, observei que ao lado do atendimento paroquial não tinha espaço e nem tempo de dar atenção aos irmãos excluídos da sociedade, especialmente aos moradores em situação de Rua. Assim pedi as minhas superioras poder assumir esta tarefa. Andando 3 anos na Rua juntos com estes irmãos senti que precisava de um lugar, uma casa, onde poderia atender com dignidade estas pessoas.

Como é o atendimento da Casa? Como funciona o trabalho?

Nós abrimos a Casa às 8:30h e servimos o café até 9:30h. As pessoas podem tomar banho, lavar as roupas deles. Fazemos os curativos, levamos ao Posto de Saúde. A psicóloga atende as pessoas que querem e enviamos quem precisa fazer a 2ª via dos documentos. Ao meio-dia convidamos para a oração e reflexão Bíblica. As 12:30h servimos o almoço. Depois as pessoas podem continuar as atividades de manhã ou descansar. Alguns ajudam na arrumação ou lavando os pratos. A Casa encerra as atividades às 16:00 horas.

Nesses dez anos quais foram as principais vitórias da Casa da Solidariedade?

As principais vitórias são a perseverança da equipe, que mesmo nos desafios não desanimou de abrir o coração e as portas a cada dia. Nós nos alegramos com muitas pessoas que resolveram voltar para a família, ou encontrar um emprego ou um serviço qualquer. Nós já tivemos professoras que conseguiram tirar um ou outro do analfabetismo. Infelizmente este ano o programa "Brasil Alfabetizado" parou no nosso município

Como é mantido o trabalho? Existe apoio de organizações, do governo?

O trabalho é mantido por doações de pessoas particulares. Infelizmente ainda não conseguimos ajuda do governo, municipal, estadual ou federal.
  
A sociedade pode participar deste trabalho? Como?

A Sociedade ajuda com campanhas, especialmente nas paróquias e colégios. Cada pessoa de boa vontade está sendo convidada a colaborar com mantimentos, roupas usadas e dinheiro.
Muito obrigada pela oportunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário