segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O vereador, o prefeito, o povo e a cidade: ações para o desenvolvimento

O vereador é o representante do Poder Legislativo Municipal. Sua função é legislar e acompanhar as ações implementadas pelo Poder Executivo. Ao legislar, ou seja, elaborar, discutir, votar e aprovar leis, o vereador busca criar normas e regras que harmonizem as relações sociais, ou ainda, contribua para dar destaque a questões da vida social. Ao acompanhar as ações da Prefeitura, o vereador torna-se os olhos da sociedade, mas também a voz criticando e sugerindo.

Em situações de grande crise política, como vem acontecendo em Teresópolis e Magé, onde a prefeitura praticamente paralisa sua intervenção na sociedade e a Câmara secundariza suas principais atribuições, quem perde sempre é a população, pois é esta que necessita dos serviços e das políticas públicas, bem como do constante acompanhamento e fiscalização do  Legislativo Municipal.

Mas existe outra situação que também traz grande prejuízo para a população: a inércia e a omissão dos Poderes, sobretudo o Legislativo, que tem a missão de ajudar a administração, fiscalizando, debatendo, indicando e propondo soluções para os problemas da cidade.

Estando no quarto mandato da vereança, sempre primei por acompanhar as principais questões da cidade. Este ano mesmo já propus, ao Poder Executivo, algumas ações que me parecem importantes. Através de  indicações legislativas, sugeri ao Poder Executivo que busque parceria com a  Polícia Militar para fazer o treinamento de vigias e porteiros das escolas municipais a fim de prevenir situações de riscos a alunos e a profissionais da educação e também indiquei a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico,  Comércio, Indústria e Serviços para cuidar dos empreendimentos já existentes na cidade e recepcionar os novos. Indiquei ainda a reforma das Praças e Quadras, sobretudo as de gramas sintéticas, que estão em péssimo estado de conservação, causando perigo constantes para aqueles que as utilizam.

Desde abril deste ano temos realizado debates na Câmara com o objetivo de fomentar a discussão, o diálogo e construir propostas para assuntos importantes da sociedade que afligem a população. Dessa forma, temas como a reforma política, o bullying no cotidiano escolar e o protagonismo da mulher já foram debatidos.

Este mês abordaremos um assunto que tem sido discutido, comentado e falado em toda a parte: o crescimento de Nova Iguaçu nos últimos 10 anos, com a construção de vários prédios comerciais e residenciais, além de diversos condomínios nos bairros da cidade. Queremos com esse debate tratar das questões referentes ao planejamento urbano, da sustentabilidade e da qualidade de vida. Afinal, serão mais moradores, mais carros circulando, mais lixo a ser recolhido, mais consumo de água e energia elétrica, mais gente consumindo e interagindo na sociedade.


Que possamos ter a grandeza da compreensão do papel e responsabilidade de cada um e trabalharmos para construir uma cidade melhor, mais digna e prazerosa para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário