segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O crescimento da cidade e o papel do Poder Público


Esta semana iremos realizar na Câmara Municipal o debate “Para onde vai o crescimento da cidade”. Esta é uma preocupação que esta nas ruas. É sentida e comentada nos bares, nos comércios, nas calçadas.

A percepção geral é de que a cidade tem crescido muito, com a instalação de novos comércios, com a construção de novos prédios comerciais, públicos e residenciais. A frota de veículos tem aumentado, provocando um grande nó no trânsito do centro e do entorno do centro de Nova Iguaçu.

Enquanto as pessoas se perguntam para onde vai o crescimento ou o que irá acontecer quando todos os empreendimentos imobiliários estiverem concluídos, o Poder Público deve se perguntar: O que nós estamos fazendo para minimizar os efeitos nocivos deste crescimento para a segurança, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente?

É papel do poder público municipal garantir o bem estar dos habitantes da cidade, através de uma política de desenvolvimento urbano que ordene o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade. Em outras palavras, cabe ao prefeito e aos vereadores propor soluções aos problemas de ordem urbana e garantir condições para a qualidade de vida e a proteção dos patrimônios ambiental e cultural da cidade.

Apesar de já sentirmos os problemas advindos do crescimento, ainda estamos no começo desta estrada e temos condições de preparar a cidade para receber este crescimento que, acredito, não irá parar por aqui. O debate dia 25 será um primeiro passo nesse caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário