segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A nova sede da Justiça do Trabalho em Nova Iguaçu e a Praça no Bairro da Luz



A pergunta é:
“O que tem a ver a nova sede da Justiça do Trabalho, situada na Rua Ataíde Pimenta de Moraes, 175, no centro de Nova Iguaçu, com a Praça do Bairro da Luz, localizada entre as Ruas Julio Lins e Isabel Pedrosa (atrás da Unig)?”

A resposta pode ser nada e muita coisa. Talvez poucas pessoas conheçam essa história que o tempo encarregou-se agora de mostrar. Voltemos então ao ano de 2002. O presidente da Câmara Municipal era o vereador Maurílio Manteiga (PSDB) que juntamente com os vereadores Ferreirinha (PT) e Fernando Cid (PC do B) receberam na sala de reuniões da antiga Câmara o juiz e hoje desembargador, Dr. Alexandre Agra e assessores do Tribunal Trabalhista, que pretendiam construir a sede da Justiça do Trabalho num terreno público no Bairro da Luz.

Depois de ouví-los atentamente, os parlamentares explicaram que ali não era o local mais adequado para abrigar as Varas Trabalhistas, devido ser área muito residencial e que a grande movimentação mexeria com a tranquilidade da localidade. Argumentou-se também que o Fórum Trabalhista deveria ficar no centro da cidade, a fim de facilitar os trabalhadores de todas as partes do município, sem necessidade de pegar  mais de uma condução, já que a maioria dos reclamantes estão sempre em situação de desemprego.

Naquele momento não foram muito bem compreendidos. Mas como "o tempo é o senhor da razão", só agora,  quase dez anos depois, vemos o quanto aquela atitude foi benéfica para a cidade. É só  ver a belíssima praça que foi construída no Bairro a Luz no governo Lindberg e a eficiente e confortável sede da Justiça do Trabalho no centro da nossa cidade, bem ao alcance de todos os trabalhadores. Foi bom para todos e melhor para a Nova Iguaçu!


Sede da Justiça do Trabalho - Rua Ataíde Pimenta de Morais, 175 - Centro - Nova Iguaçu

Imagens da Praça localizada entre as ruas Júlio Lins e Isabel Pedrosa (atrás da UNIG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário