terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ferreirinha propõe a criação de mais três Conselhos Tutelares em Nova Iguaçu

Com a finalidade de cumprir recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), o vereador Ferreirinha apresentou projeto de Indicação Legislativa sugerindo que a Prefeitura crie outros três Conselhos Tutelares em Nova Iguaçu.

Para o CONANDA, os municípios devem criar conselhos tutelares em uma proporção de um conselho para cada 100 mil habitantes. Atualmente Nova Iguaçu, com cerca de 800 mil habitantes possui cinco conselhos tutelares (Centro, Cabuçu, Comendador Soares, Austin e Vila de Cava).

Segundo a justificativa,  dos cinco conselhos, três atuam em áreas muito extensa, o que dificulta a atuação e o trabalho dos Conselheiros. O Conselho Tutelar de Vila de Cava, por exemplo,  atende além da região de Vila de Cava e Santa Rita, também da região de Miguel Couto. O Conselho Tutelar de Cabuçu atende também a região de Km 32 e a região do Centro além de extensa é a mais populosa da cidade. Assim, como sugestão, apresentou-se a criação de Conselhos Tutelares nas regiões de Miguel Couto e Km 32, bem como a divisão do Centro em dois Conselhos Tutelares: Centro I e II.

Clique aqui e veja a íntegra da Indicação Legislativa.

4 comentários:

  1. Parabéns Ferreira, pela participação na luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente de Nova Iguaçu. A proposta de criação de novos Conselhos Tutelares, em especial no Centro, é uma boa medida, visto as dificuldades que os mesmos vêm enfrentando ao longo do tempo!

    Aliás, falando em Conselhos Tutelares, temos que buscar soluções rápidas para os Conselhos Tutelares já existentes, que se encontram com os mandatos vencidos e atuando com suplentes que, ao meu modo de ver, estão já a algum tempo de forma irregular!

    Abraços,

    Edson Cordeiro

    ResponderExcluir
  2. VEREADOR O DE COMENDADOR SOARES TAMBEM E MUITO GRANDE ,PARA UM SO CONSELHEIRO NO CASO O WELINGTOM CONSELHEIRO DE COMENDADOR SOARES ,FICA SOBRE CARREGADO MAIS PARABENS PELA SUA INICIATIVA COMO SEMPRE E JA ESTOU NO AGUARDO DA AUDIENCIA PUBLICA DA SEGURANÇA DE NOVA IGUAÇU, UM ABRAÇO E ADSUMUS

    ResponderExcluir
  3. Caros Amigos,

    É importante refletirmos sobre a questão, pois desde que o Edson saiu do CMDCA as decisões, quando não autoritárias,sem conhecimento são confusas, ou seja, ninguém conseguiu tocar o processo de escolha parecido, participativo e democrático como ele tocou. Participei do processo, houve decisão judicial para que fossemos empossados. O último processo foi vergonhoso, dignidade seria o CMDCA DEFENDER TODO O CANCELAMENTO, fato q n significa que os suplentes permanecerão, pasmem: urnas não funcionaram no horário correto, faltou cédula, lista de assinatura de eleitores, local de votação fechou fora da data prevista, votação manual, parente de membro do CMDCA candidatos. E agora soube que tem o TAC p dar posse só os eleitos no centro?!?!. A conversa da rádio corredor é q falta grana p fazer eleição. No meu entendimento falta autoridade e responsabilidade com o ano de 2012, o que pode ser midiático e tal "burrada" ir pra TV, comprando desgaste de graça.
    Ação afirmativa é dar estrutura total aos conselhos tutelares, verdadeiros operadores do ECA, acho que erra quando engessa a atuação, é necessário que os CT tenham atuação mais fiscalizadora nas ações do poder p. propondo alt na LDO, LOA, nos abrigos, creches, escolas e que tenha um órgão que positivamente fiscalizem nossas ações, pois aí tá a linha reta de atendimento ao público iguaçuano, hoje falta personalidade nas ações e isso leva ao desânimo dos sérios e firmes. Boa iniciativa da Câmara, precisamos de mais debates que frutifique ações de políticas públicas n apenas p quem quer "uma boquinha" e sim quem quer modificar a sociedade.
    Isso dá prazer e dá trabalho!!! Quem quer trabalho?

    ResponderExcluir
  4. Ver. Carlos Ferreira! Tenho muita simpatia por sua pessoa. Quero parabenizá-lo, por várias iniciativas que você tomou com relação a Cidade de Nova Iguaçu e sua população. Mais está faltando, parceiros na camara que tenha decisão no voto para o melhor para Nova Iguaçu. Temos mais de vinte conselhos na cidade, e onde estão localizadas? Onde atuam? Quem foram eleitos? Ninguém, Vereador Ferreira, sabe responder. O povo iguaçuano, tem que se interessar mais por política, votar com consciência, opinar nas decisões e cobrar seus direitos de cidadão. Os poder judiciário, teria que participar mais, nas questões de ordem nos poderes executivo e legislativo. Concorda, Vereador Ferreira? Henrique Diniz - Sociedade Civil Organizada.

    ResponderExcluir