segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fazendo a diferença: Uma agenda para este semestre

A Câmara Municipal retoma hoje, o segundo período legislativo do ano, após o recesso do plenário em julho. E esse período promete ser bastante agitado, tanto para a atuação parlamentar como para a vida política da cidade.

Primeiro, na Comissão de Educação e Cultura, da qual sou presidente, temos três grandes metas: dar continuidade ao trabalho iniciado sobre o bullying, com a aprovação do projeto de lei e visita às escolas para abordar com alunos, professores e responsáveis sobre o tema. Apresentamos também o projeto de lei que trata da criação de um cadastro de artistas locais. Precisamos discutir e votar o projeto.

Já na Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego, precisamos intensificar o debate sobre temas importantes para o desenvolvimento econômico da cidade e para a população iguaçuana. Assim, iremos debater a PEC 478/10, em discussão no Congresso Nacional, que trata da ampliação dos direitos trabalhistas das empregadas domésticas. Queremos, ainda, ampliar o debate sobre a necessidade da criação de uma secretaria municipal de desenvolvimento econômico, bem como, a elaboração de um plano municipal para o setor, envolvendo questões como a implantação de um distrito industrial, a revitalização do centro comercial de Nova Iguaçu e dos demais centros comerciais regionais e, também o fortalecimento da economia popular, através de incentivos aos Microempreendedores Individuais.

Nesse período vamos realizar outros quatro debates, dando continuidade ao ciclo de encontros iniciado em abril e retomar a realização do Gabinete de Rua: uma vez por semana iremos montar nosso gabinete no Calçadão de Nova Iguaçu para conversar com a população.

Por fim, este é um período importante para as definições políticas, especialmente com relação às eleições 2012. Vamos intensificar nosso trabalho junto aos companheiros e companheiras da direção do Partido dos Trabalhadores a fim de constituir uma relação de candidatos a vereadora e vereador capaz de representar o projeto partidário do PT, bem como manter o debate e o diálogo com os diversos partidos iguaçuanos com o objetivo de formar uma aliança forte para dar continuidade aos projetos de governo iniciado com o ex-prefeito, e hoje senador, Lindberg Farias.

Firmes, mas sem perder a ternura, vamos a luta!

2 comentários:

  1. Olá Ferreira!

    Acho que a Comissão de Educação e Cultura tem que começar a se preocupar com o atendimento na educação infantil, que em Nova Iguaçu apresenta um dos piores índices do estado do RJ (conforme Censo Demográfico - IBGE 2010 e Censo Escola - MEC/Inep 2010).

    Nova Iguaçu atende apenas 3,94% das crianças de 0 a 3 anos em creches (contando com as privadas e comunitárias), estando na 88a. posição do ranking do estado. Na pré-escola encontra-se na última posição entre os 92 municípios do estado do RJ, atendendo apenas 43,54% das crianças de 4 e 5 anos de idade (incluindo as privadas e comunitárias).

    Não podemos esquecer que o atendimento à faixa etária a partir dos anos tem que ser universalizada (100%) até 2016 (EC 59/2009).

    Além disso, os convênios com as instituições comunitárias estão cada vez mais precários, atendendo apenas uma parcela das instituições e com muitos atrasos.

    Edson Cordeiro

    ResponderExcluir
  2. 3º MINI-SEMINÁRIO DO PROJETO IGUAÇU

    3º ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O SEMINÁRIO MAIOR
    CONVOCAÇÃO
    LIDERANÇAS E MORADORES DOS BAIRROS:

    Carmari,
    Engenho Pequeno,
    Jardim Tropical,
    Kennedy,
    Nova América,
    Rancho Novo,
    Viga e
    Vila Operária.

    DIA: 05 de agosto de 2011 (sexta-feira).
    LOCAL: Igreja Assembleia de Deus
    Rua Espírito Santo, nº 343 - Viga.
    Ref. Em frente ao Campo Carioquinha
    HORÁRIO: 16h00min as 18h00min.

    Projeto Iguaçu – Controle de Inundações e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu/ Botas e Sarapuí, também serão discutidos assuntos do PAC 2, PAC DOS VALÕES e HABITAÇÃO (questões das famílias ribeirinhas).

    NOTA: Salientamos que a Igreja Assembleia de Deus apenas cedeu o espaço físico em benefício da comunidade e o encontro não contem nenhuma finalidade político-partidário.

    PÚBLICO ALVO: Lideranças e moradores dos bairros: Carmari, Engenho Pequeno, Jardim Tropical, Kennedy, Nova América, Rancho Novo, Viga e Vila Operária.

    ORGANIZAÇÃO:
    Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu
    Membros da Comissão:
    Adriano Naval (Jd.Pernambuco), Gilvoneick Souza (APEDEMA) e Alcy Maihoní (Danon).

    COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: O Comitê Local de Acompanhamento nº 02 – Rio Botas/Nova Iguaçu que agrega os três agrupamentos de bairros a saber:

    Agrupamento A: Bairro da Luz, Comendador Soares, DANON, Jardim Nova Era, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Ouro Verde, Ouro Fino e Rosa Dos Ventos;
    Agrupamento B: Cerâmica, Chacrinha, Jardim Iguaçu, Moquetá, Ponto Chique, Posse e Santa Eugênia;
    Agrupamento C: Carmari, Engenho Pequeno, Jardim Tropical, Kennedy, Nova América, Rancho Novo, Viga e Vila Operária.

    Na Audiência Pública na Câmara Municipal de Nova Iguaçu no dia 14 de abril de 2011, foi declarado pelos gestores deste Projeto, diante de todos os presentes o que nós desta comissão já sabiamos que o Estado (INEA) infelizmente não reconhece este Comitê (CLA nº 02), contrariando assim a própria Lei vigente. Por este motivo é que foi criado esta Comissão de Acompanhamento de Nova Iguaçu que representa todos os bairros supracitados. Vejo como unica saida para que nossos bairros e Nova Iguaçu seja contemplado com obras de infraestrutura, objetivando minorar os efeitos nocivos das fortes chuvas de época é justamente a prática da UNIÃO. Foi dado um grande NÓ em Nova Iguaçu e cabe a nós desatar este nó.
    Postado por Administrador às 20:45 0 comentários

    ResponderExcluir