sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Debate discute os desafios do crescimento de Nova Iguaçu

O debate sobre o crescimento de Nova Iguaçu, realizado ontem, por iniciativa do vereador Ferreirinha, Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal, discutiu os principais temas relacionados ao crescimento, tais como os serviços públicos, a segurança, a melhoria do comércio, o meio ambiente e outras questões.



Mais de 250 pessoas ouviram atentos as explanações dos quatro debatedores. O primeiro a falar foi o geógrafo e professor Manoel Ricardo Simões, que apresentou informações e estudos sobre o crescimento populacional do Centro de Nova Iguaçu e seus reflexos na vida cotidiana. “A verticalização da cidade, com a construção de vários prédios com mais de 5 andares é bom se o poder público criar mecanismos de contrapartida desses empreendimentos. E existem instrumentos legais para isso”, ponderou o professor.


Depois foi a vez do educador ambiental Flavio Silva, que explicou sobre os riscos do crescimento ameaçar as áreas de proteção ambiental da cidade. “O crescimento que se verifica hoje no centro pode se expandir e fazer pressão sobre as áreas verde da cidade, se não tivermos a implementação rápida de instrumentos do Plano Diretor e dos Planos de Gestão de cada APA”, lembrou.



O Secretário Municipal da Cidade, José Rogério Bussinger foi o terceiro debatedor. Bussinger discorreu sobre as iniciativas do governo municipal para resolver possíveis problemas decorrentes dos empreendimentos imobiliários que estão em construção na região do centro. “Existe uma determinação da prefeita Sheila Gama de não conceder o habite-se aos empreendimentos que oferecerem soluções aos problemas de infraestrutura urbana que irão causar”, afirmou o secretário.


Por fim o Subsecretário de Urbanismo da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro, último debatedor falou da importância do crescimento de Nova Iguaçu, especialmente à que vem ocorrendo no centro da cidade, dos efeitos positivos e negativos desse crescimento e também dos desafios e responsabilidades do poder público municipal. “Estamos acompanhando um momento novo na nossa história. Estamos vivendo uma fase de grande crescimento econômico em todo o país, ao contrário do período de 40 anos de recessão. Temos agora que ter uma visão de crescimento e não de recessão. Temos agora o bom problema, que é o problema causado pelo crescimento, pela expansão de consumo, do aumento do emprego”, salientou.

Para o vereador Ferreirinha o debate contribuiu para retomar as discussões sobre o planejamento da cidade. “Temos a obrigação de retomar o diálogo entre os governos e a sociedade para enfrentar os desafios trazidos pelo crescimento. Crescer é bom, porém pode trazer problemas que devem ser resolvidos pelo poder público com intensa participação de toda a sociedade”, afirmou o vereador.




Um comentário:

  1. Um ótimo momento de busca de soluções para os problemas contemporâneos que a Nova Iguaçu precisa enfrentar. Não podemos ter um licenciamento por empreendimento simplesmente, o governo precisa fazer gestão territorial, de forma multisecretarial e de forma participativa. A Agenda 21 pode ser um grande instrumento de gestão participativa em Nova Iguaçu.

    ResponderExcluir