quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Antena contra cerol será obrigatória em motos a partir de hoje. Em Nova Iguaçu, lei proíbe uso do cerol em pipas


Os motofretistas e mototaxistas terão que usar antenas aparadoras de linha e dispositivos protetores de perna, os populares “matacachorro”, a partir desta quinta-feira.

O objetivo é evitar que pipas com cerol provoquem acidentes no trânsito. Na última quinta-feira, um policial militar morreu em São Paulo depois de ter o pescoço atingido por uma linha com cerol. A moto que ele usava não tinha antena.

A obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança foi determinada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Alguns Estados, entretanto, estão pedindo adiamento do prazo.

Em junho e agosto do ano passado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou duas resoluções no “Diário Oficial da União”, tornando obrigatório o uso de dispositivos de segurança e a realização de cursos especializados para os motoboys.


Os Estados teriam prazo de um ano para se ajustar às resoluções. Agora, o Contran afirma que os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) estão pedindo mais tempo.


Os órgãos afirmam que não conseguiram se adequar às novas regras, especialmente à que determina os cursos de formação para os motoboys. A decisão sobre a data será anunciada na próxima semana.


A legislação passou a prever um curso com carga horária de 30 horas, em que os candidatos têm, por exemplo, aulas de ética, cidadania e gestão de riscos de acidente. 

Em Nova Iguaçu, a lei 4068/2010, de autoria do vereador Daniel Eduardo da Silva, proíbe a comercialização e o uso da linha de cerol chilena, prevendo multas e outras punições ao infrator.


Fonte: noticias@band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário