sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vereador Ferreirinha promove debate sobre o bullying nas escolas

O vereador Ferreirinha, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, promoveu, na tarde da última quinta-feira (26 de maio), debate com o tema: Bullying: violência no cotidiano escolar.


Mais de 200 pessoas que participaram do debate, entre elas muitos profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular de ensino, dos municípios de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Rio de Janeiro, além de representantes de organizações sociais e das universidades Rural (campus Nova Iguaçu), Estácio, SUESC e UNIG acompanharam atentas a exposição sobre os temas levados por cinco profissionais em diferentes áreas.

O sociólogo Eduardo Francisco, responsável pelo Observatório de Violência de Nova Iguaçu, órgão vinculado à SEMASPV (Secretaria Municipal de Assistência Social e de Prevenção à Violência) expôs vários dados estatísticos relacionados à violência contra crianças e adolescentes em Nova Iguaçu.

A psicóloga e professora Jacira Lacerda, coordenadora do Programa de Ensino de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, falou sobre o projeto de Terapia Comunitária, desenvolvido no EJA com os jovens e sua importância na prevenção, conscientização e combate ao bullying.


A professora Suzana Gomes, diretora da Escola Municipal Vale do Tinguá fez um relato sobre o trabalho desenvolvido pela escola de conscientização sobre o bullying, bem como de valorização da diversidade.

A psicóloga Ana Leite, pesquisadora da UNIRIO fez uma exposição sobre uma pesquisa acadêmica coordenada por ela sobre o tema e também explicou os principais conceitos e as principais dúvidas sobre a ocorrência de bullying.


O Sargento Coutinho, responsável no 20º BPM pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) pode também explicar sobre o funcionamento do programa nas escolas públicas e particulares, bem como sua importância para a prevenção ao bullying.

Foi distribuída ao público presente a Cartilha “Bullying: Justiça nas escolas”, de autoria da psicóloga Ana Beatriz Barbosa Silva, produzida pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Para conhecer a cartilha clique aqui.



O público também recebeu cópia do Projeto de Lei 001/2011, de 05 de janeiro de 2011, de autoria do vereador Ferreirinha que trata sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao “bullying” escolar no projeto pedagógico elaborada pelas instituições de ensino públicas e particulares no município de Nova Iguaçu.

Segundo Ferreirinha, este foi o primeiro debate sobre o tema promovido pela Comissão. “Queremos, ao longo do ano, e ainda com a parceria da Secretaria de Educação, realizar outros debates nas Unidades Regionais de Governo, para toda a comunidade escolar”, afirmou o vereador.












Um comentário:

  1. Parabéns ao Vereador Ferreirinha e todos profissionais envolvidos neste evento fundamental para o momento. Perdi uma grande oportunidade de obter várias informações (com profissionais de diversas áreas de conhecimento) sobre “bullying”, esse tema tão importante aos profissionais da Educação. Fico agradecida pelo material postado.
    Grande abraço
    Jaqueline Peixoto

    ResponderExcluir